Como um termômetro para as marcas, o Scup divulgou a quinta edição do estudo Horários Nobres das Redes Sociais, que analisa o comportamento dos internautas nas plataformas.
De acordo com a pesquisa, o comportamento dos usuários tem mudado os períodos de acesso e também a relevância de algumas redes. A análise de mais de 170 milhões de posts publicados no Facebook, no Twitter e no Instagram, no Brasil, em 2014, demonstram que os picos de interação têm migrado para os dias da semana, ao contrário do que ocorria em anos anteriores.
?Os dados deixam claro o reflexo da mudança de plataformas para acesso às redes sociais. Antes, as pessoas acessavam mais quando estavam em suas casas, aos finais de semana, via desktop. Agora, com as conexões de dados e os smartphones, elas acessam no dia a dia, no caminho do trabalho para casa e vice-versa. Essa é uma transição importante e as marcas precisam estar atentas a ela?, afirma Soraia Lima, CMO do Scup.
No Facebook, por exemplo, os dias mais importantes passaram a ser terça e quarta, que agora respondem por cerca de 16% do volume de menções, cada um. Antes, quinta e sexta eram os dias mais relevantes. Os dias que antecedem o final de semana não são mais o momento preferido para interagir na maior rede social do mundo. Nesta edição, quinta e sexta-feira perderam o posto para terça e quarta, responsáveis, cada uma, por 15,9% do volume de menções. O pico de menções também seguiu essa linha e foi na quarta-feira das 11h às 12h com 801.053 posts.
Apesar do final de semana ter uma queda no volume de menções, o domingo a noite aparece como um dos momentos preferidos pra tweetar. Mas o Twitter também apresentou redução de tweets aos finais de semana ? com exceção do domingo à tarde, quando ocorrem os jogos de futebol e os posts ganham peso até por volta das 23h, o que também acontece às quartas. O pico da rede, no entanto, foi às terças, entre 23h e 24h, e às quartas, das 21h às 22h. O microblog tem maior interação no período noturno, com movimentação ganhando força à partir das 17h até o final da noite.Começando às 16h, horário dos jogos de futebol, o número de postagens cresce exponencialmente até as 23h. Na sexta feira o movimento é contrário, afastando os usuário da rede social a partir das 19h.
A rede social foi a que mais cresceu em número de postagem, com um volume de 235% a mais em comparação a 2013. Já o Instagram tem o seu pico às sextas, entre 19h e 20h, possivelmente quando os usuários celebram a chegada do fim de semana e do happy hour. Após esse horário, nas sextas-feiras à noite, as pessoas começam a se afastar das três redes analisadas. O sábado ainda é o dia mais movimentado da rede social de fotos, mas quarta, quinta e sexta registraram aumento de participações nas postagens. A rede recebeu 45151 menções.
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