Pesquisar
Close this search box.
/
/
Varejo esportivo nas redes sociais e a visão dos consumidores

Varejo esportivo nas redes sociais e a visão dos consumidores

Para entender como as grandes varejistas do mercado esportivo estão atuando nestes canais e a percepção do público sobre essas marcas, confira o estudo exclusivo da Buzzmonitor

Como tem sido o desempenho do varejo esportivo nas redes sociais? Para entender como as grandes varejistas do mercado esportivo estão atuando nestes canais e a percepção do público sobre essas marcas, a Buzzmonitor fez um estudo de social listening sobre as três gigantes desse setor: Netshoes, Centauro e Decathlon.

O estudo foi feito utilizando o módulo de Monitoramento da Buzzmonitor, durante todo o mês de setembro (1º/09 a 30/09). Foram considerados apenas os posts em português, que continham os termos “Centauro”, “Netshoes” ou “Decathlon”, além dos comentários feitos pelo público nos perfis oficiais das marcas no Instagram, Twitter e Facebook.

Netshoes é loja de varejo esportivo com melhor avaliação pelos usuários; Centauro tem o maior buzz nas redes sociais 

Avaliação e as características de cada marca

Netshoes tem 62,6% de aprovação dos usuários

A Netshoes responde os usuários para tirar dúvidas, interagir e dar retorno sobre reclamações específicas

Durante o mês de setembro, a Netshoes foi a marca mais bem avaliada pelos usuários. No total, foram coletados 6.932 posts sobre a marca (incluindo publicações, comentários, retweets).

Desses, 62,6% foram positivos – contra 53,8% da Decathlon e 51,2& da Centauro. A Netshoes teve ainda 26,3% de avaliações negativas e 11,1% neutras.

Entre os posts positivos estão elogios à empresa, pessoas comentando/comemorando que compraram algo da loja, promoções, camisa da seleção brasileira e de outros times e cupons de desconto.

Já entre os posts com teor negativo, as principais reclamações são referentes à entrega – atraso no prazo, dificuldade de rastreio e entregas marcadas no site como efetuadas, porém não realizadas.

Entre os posts neutros estão publicações feitas pela própria marca, posts sobre outros temas que utilizaram a #netshoes e comentários sem teor positivo ou negativo para a marca.

O estudo também destacou que a Netshoes responde os usuários para tirar dúvidas, interagir e dar retorno sobre reclamações específicas. E na evolução diária de posts sobre a marca o sentimento positivo prevalece em todos os dias – o que é um indicativo de que não houve crises pontuais nas redes sociais da marca em setembro.

Os dois picos de posts registrados nos dias 13/09 e 20/09 foram causados pela repercussão de duas publicações da marca, com destaque para o Instagram. O primeiro sobre o lançamento do tênis Adidas Supernova e o segundo com a campanha “O Esporte é para todos”, em parceria com o Grupo Menos É Mais. Ambos os conteúdos foram em formato de vídeo.

Nesse período estudado, a rede social da Netshoes que teve mais publicações foi o Twitter, com 79,4% dos posts. Enquanto o Instagram teve 14% dos posts e o Facebook 6,6%.

Quanto ao gênero, a maioria das pessoas que falaram sobre a marca no mês de setembro são do gênero masculino. Já quanto à localização, além de “Brasil”, a maioria dos usuários são do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.

Para entender também os gostos dos usuários, a Buzzmonitor usou a Inteligência Artificial de Classificação de Interesses para mapear as categorias de interesse de quem publicou sobre a Netshoes, com base nos posts e na BIO do perfil.

Dessa forma, os principais interesses desse público são: “Comércio”, “Esportes”, “Moda & Beleza”, “Economia e Finanças” e “Gestão e Empreendedorismo”.

Centauro é a marca com mais comentários nas redes sociais

Mais da metade desses posts foram positivos para a marca – 51,2% deles. Outros 43,7% foram negativos e apenas 5% foram neutros. 

A Centauro foi a marca que teve o maior buzz entre as três, com um total de 20.093 posts durante o período do mês de setembro. Assim como a Netshoes, a Centauro também foi mais comentada no Twitter.

Já o pico de posts negativos no período, se deu pela viralização de um tweet que fazia associações políticas com a marca.

Além dos posts com cunho político, outros posts negativos faziam menção a preços altos e a rapidez com que as camisas da seleção brasileira acabaram nos estoques das lojas.

Entre os posts positivos, promoções e cupons de desconto têm o maior destaque – camisas do Flamengo e da seleção brasileira foram bastante citados, além de pessoas comemorando as compras. Já entre os posts neutros há posts feitos pela própria marca e outros sem teor negativo ou positivo.

Olhando para o perfil dos usuários que falaram sobre a Centauro em setembro, 60,3% deles são do gênero masculino, enquanto apenas 39,4% são do gênero feminino.

Já no que diz respeito à localização, além de “Brasil”, as cidades mais listadas pelos usuários foram São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte.

No que diz respeito aos temas de interesse deste público, o estudo identificou que os assuntos mais recorrentes são “Comércio”, “Governo/Política”, “Esportes”, “Moda & Beleza” e “Ciência e Educação”.

Conheça o Mundo do CX

Dacathlon tem menor avaliação negativa e se destaca no Instagram

Foi a marca que teve a menor porcentagem de posts negativos dentre as três – Netshoes teve 23,6% e Centauro 43,7%. 

Durante o mês de setembro, a Decathlon foi a marca que teve o menor buzz nas redes sociais, com um total de 2.888 posts no Instagram, Twitter e Facebook.

Diferente das demais, que tiveram uma porcentagem de posts muito maior no Twitter, se comparado com as demais redes sociais, a Decathlon teve também um destaque no Instagram. O Twitter teve 46,3% dos posts, o Instagram 45% e o Facebook 8,7%.

Sobre a evolução por rede social houve um grande pico de posts no dia 27 de setembro, especialmente no Twitter. A data marcou a inauguração da nova loja da Decathlon no Recife e causou uma repercussão positiva na rede social.

A avaliação do público sobre a marca também foi positiva. Do total de posts que falam sobre a marca em setembro, 53,8% foram positivos, 27,6% neutros e apenas 18,6% negativos.

Entre os posts de teor positivo estão elogios aos produtos comprados na loja, pessoas contando sobre as compras que fizeram na loja, apoio a eventos de esportes e cupons de desconto. Os neutros são conteúdos postados pela própria marca. Já entre os posts com teor negativo estão reclamações sobre a entrega e o prazo.

Assim como a Netshoes, a Decathlon se mostra presente no atendimento aos clientes nas redes sociais, respondendo frequentemente reclamações de clientes.

Quanto às características do público da marca, 61,3% são do gênero masculino e 38,8% são do gênero feminino. Já no que se refere à localização, Além de “Brasil”, as localizações que mais apareceram na busca foram São Paulo, Rio de Janeiro, Barcelona, Portugal e Espanha. Confira os gráficos abaixo:

No que diz respeito aos interesses do público que falou sobre a Decathlon nas redes sociais, a Inteligência Artificial da Buzzmonitor destacou: “Esportes”, “Comércio”, “Transporte”, “Bem Estar & Filmes” e “Artes Visuais”.


+ Notícias

Por que programas de fidelidade voltam a ganhar relevância? 

Como as marcas se aproximam dos usuários no TikTok 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]