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Redes de fast-food brasileiras abrem 630 lojas

Redes de fast-food brasileiras abrem 630 lojas

Em 2015, elas conseguiram crescer 11% e fecharam apenas 57 unidades, segundo pesquisa da Geofusion

O setor de fast-food conseguiu inaugurar 630 lojas no ano passado e cresceu 11%, segundo pesquisa da Geofusion, companhia especializada em inteligência de mercado. No ano passado, foram fechadas apenas 57 unidades no setor.

Apesar disso, o crescimento verificado em 2015 foi menor do que o registrado nos anos anteriores. Em 2014, as redes de fast-food apresentaram alta foi de 18% e em 2013, de 20%.

Para realizar a análise, a Geofusion considerou as lojas das redes Subway, McDonald’s, Burguer King, Bob’s, Spoleto, Habib’s, Giraffas, Pizza Hut e KFC, que juntas correspondem a mais de 90% das redes monitoradas pela empresa – com 5.336 restaurantes em todo o Brasil. Os dados foram coletados em maio.

Deste total, 58% das redes de fast-food estão concentradas na região Sudeste, com 3.080 estabelecimentos; o Nordeste ocupa a segunda posição, com 774; seguido do Sul, 656; Centro-Oeste, 639; e Norte, com 187.

Segundo a pesquisa, a maioria das redes apresentou queda no número de lojas abertas entre 2014 e 2015. Apenas a rede Giraffas e a Pizza Hut abriram mais lojas em 2015 do que em 2014, segundo a pesquisa. Foram 25 redes novas do Giraffas contra 12 de 2014. No caso da Pizza Hut, foram 22 contra 12 de 2014.

O levantamento identificou que a rede Subway é a maior rede do País, com 2.112 unidades abertas pelo País. Em 2015, foram abertas 354 novas unidades. Com isso, a marca representa 39% de todos os fast food no país. A marca também é líder em número de lojas em todos os estados do Brasil, com exceção de Roraima, onde o Bob’s está a sua frente com três lojas.

Com mais de 44 mil restaurantes em 111 países, o Brasil está em 4º lugar no ranking de unidades do Subway no mundo, ficando atrás apenas dos EUA, Canadá e Reino Unido*. Mais de 48% das unidades estão concentradas na região Sudeste. Entretanto, há uma distribuição bem equilibrada entre Nordeste, Sul e Centro-Oeste, mostrando uma estratégia de visibilidade nacional de marca.

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