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Recalls de carros aumenta 5% em 2016. E a marca líder foi…

Recalls de carros aumenta 5% em 2016. E a marca líder foi…

Duas dicas importantes: a marca é alemã e se tornou um ícone entre os amantes de carros não apenas no Brasil, mas em todo o mundo

O recall nada mais é do que uma convocação para a troca ou reparo de um produto que tem ou poderá apresentar algum tipo de defeito. No Brasil, essa prática é mais comum em objetos de alto valor agregado, como é o caso do carro. Aliás, veículo e recall são duas palavras que andaram bem juntas em 2016.

De acordo com dados do Procon de São Paulo, houve um aumento de 5% no número de campanhas de recalls de veículos no ano passado na comparação com os número de 2015.

 

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Segundo o órgão, foram feitas 122 campanhas de recalls de veículos, atingindo um total de 1.661.064 automóveis. Em 2015 foram 116 campanhas, impactando 2.835.185.

Na lista de problemas, o campeão foi o sistema de airbag, que resultou em 27 campanhas e afetou 978.922 veículos. Em 2015 foram 21, aumento de 28%.

E a montadora campeã foi…

As montadoras que mais realizaram recall em 2016 foram a Porsche, com 14 chamamentos, Jeep com 11 e Mercedes-Benz, Subaru e Toyota, com sete cada.

Recalls diversos

Em 2016 também ocorreram recalls de alimentos e bebidas, produtos de informática, acessórios automotivos e produtos para saúde, com 14 campanhas ao todo. O maior número de afetados foi de um adaptador de tomada da Apple, que tinha o risco de quebrar e provocar choque elétrico nos consumidores, com 7.222.033 de unidades. De 2002 até 2016, foram registradas 1.074 campanhas de recall no Brasil.

 

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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