Pesquisar
Close this search box.
/
/
Com realidade virtual, Esmaltec busca ampliar conexão com cliente híbrido

Com realidade virtual, Esmaltec busca ampliar conexão com cliente híbrido

Diretor Superintendente da marca aponta quais fatores levaram a empresa a investir na tecnologia para captar mais consumidores

Não é segredo para ninguém que o comércio online ganha cada vez mais adeptos. Uma pesquisa realizada pelo NZN Intelligence em agosto de 2022 aponta que 64% dos consumidores preferem fazer compras em lojas virtuais do que em lojas físicas – principalmente no período pós-pandemia, no qual os estabelecimentos comerciais voltaram a receber o público normalmente.

Apesar da praticidade, a tecnologia ainda não supre alguns requisitos dos clientes, como a possibilidade de ver ou experimentar o produto, a entrega imediata e a isenção do frete, além do receio em comprar uma loja virtual.

Leia mais: Metade dos brasileiros prefere comprar em lojas online a físicas

Dessa forma, as empresas enfrentam um novo desafio: como aumentar a conexão e melhorar a experiência do cliente que gosta de explorar oportunidades nos mundos físico e virtual? Para contornar este problema, a Esmaltec apostou na realidade aumentada (RA) para unir o conforto e a praticidade das compras online com a necessidade de interação com os produtos.

Lojas físicas e comércio virtual passaram por adaptações velozes

Durante o período em que as lojas físicas foram fechadas por conta do isolamento social provocado pela pandemia Covid-19, houve uma migração natural das compras para as lojas virtuais. Com as pessoas passando mais tempo em casa, houve um aumento significativo no consumo de eletrodomésticos, pois passaram a cozinhar mais e adotar hábitos mais saudáveis e sustentáveis.

“Dessa forma, muitos dos nossos revendedores passaram pelo processo de digitalização das equipes de vendas das lojas físicas, como estabelecer um novo canal de comercialização por meio de aplicativos de mensagens, além das lojas online”, aponta Marcelo Pinto, diretor superintendente da Esmaltec.

Tais mudanças deixaram explícita, de acordo com o superintendente, a alta capacidade de adaptação do mercado às restrições impostas pela pandemia e mostra que o consumo híbrido veio para ficar: “Com a reabertura gradual das lojas, o consumo voltou para o ambiente físico, mas o processo de pesquisa e decisão de compra acabou por ser compartilhada de forma definitiva com o ambiente virtual. O conceito de multicanalidade busca atender o consumidor onde ele considera comprar da maneira que lhe seja mais conveniente”.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Para a marca, investir em RA é aumentar o poder de escolha do consumidor

Ao observar a jornada de compra dos consumidores, a Esmaltec percebeu que as pesquisas e referências são buscadas de forma híbrida, ou seja, tanto no online quanto no offline, e a tendência de crescimento no acesso aos ambientes virtuais, que já era uma realidade, foi acelerada pela restrição da crise pandêmica.

A partir daí surgiu a ideia de investir no hibridismo, segundo o profissional: “Queremos que a experiência de compra no ambiente virtual seja tão proveitosa quanto no ambiente físico. Nas lojas físicas temos uma equipe de promotores de vendas que ajuda na exposição e no contato que o consumidor tem com o produto, enquanto no ambiente virtual, a realidade aumentada pode ajudar suprir a necessidade de interação com o produto”, aponta.

A vantagem de apostar na realidade aumentada está na popularização de smartphones com câmeras de alta resolução e do acesso à internet: “Independentemente da condição econômica, os celulares com câmeras mais sofisticadas são cada vez mais acessíveis e nossos consumidores estão cada vez mais conectados à internet e às redes sociais. Esse conjunto de fatores permite que as tecnologias de RA tragam uma experiência de compra diferente, permitindo que os clientes visualizem o produto no ambiente em que será instalado, verificando as dimensões e o nicho de instalação antes da compra. Isso dá maior poder de planejamento tornando a escolha mais assertiva, aumentando a satisfação com a decisão final. Em resumo, estamos dando mais poder de escolha na mão do consumidor”, salienta Marcelo Pinto.

Conheça o Mundo do CX

Como a RA pode ser adaptada aos mais diversos perfis de cliente

Segundo a pesquisa de público da Esmaltec, seus clientes possuem um comportamento de consumo mais tradicional, que prioriza o contato físico com o produto durante o processo de decisão de compra, mas também há quem procure a marca por meio da jornada no digital. Para implementar a ferramenta de realidade aumentada no site da empresa, a Esmaltec levou esse perfil de consumidor em consideração, o que fez com que o público se mostrasse aberto à tecnologia.

“No site, o consumidor tem a possibilidade de prever como o produto ficaria em sua casa. Oferecemos a facilidade de apontar a câmera do smartphone para o cômodo e visualizar o produto em uma imagem virtual em 3D com dimensões exatas do real e que se sobrepõe à imagem capturada pelo celular. Hoje, cerca de 70% do acesso do site da Esmaltec é realizado via smartphone, e com isso percebemos que a estratégia dá resultados na qualidade da informação que damos ao consumidor”, comenta o superintendente.


+ Notícias

Este artigo foi escrito por uma Inteligência Artificial: O futuro do RH e de Vendas

Conheça os melhores smartphones 5G à venda no Brasil

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]