A 100 Open Startups, principal plataforma internacional de conexão entre corporações e startups, anunciou o Ranking 100 Open Startups 2022, que reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo no país. Entre as startups de Customer Service, foram 203 startups com contratos validados de open innovation com corporações, representando um crescimento de 154% em relação ao ano passado. A Nvoip conquistou a primeira posição no Ranking, seguida da Tallos e ClickCard.
Conheça as TOP 10 Customer Service:
1 Nvoip
2 Tallos
3 ClickCard
4 CosmoBots
5 Octágora
6 Digitalk
7 AlmoçoGratis
8 Atendare
9 Easysapers
10 Workfacilit
Em relação à intensidade dos relacionamentos desenvolvidos com as corporações, as startups de Customer Service tiveram um aumento de 59% na atividade de Open Innovation, alcançando um total de 8.152 pontos no ranking de 2022. Desde 2016, quando teve início a apuração do ranking, o aumento geral de intensidade da prática foi de 93 vezes.
“O potencial ainda é muito grande. Nossa métrica principal é de pontos, baseado nos outros dados. E chamamos isso de intensidade”, explica Bruno Rondani, fundador e CEO da Open Startups.
Leia Mais: Rede Parcerias, Instanteaser e Driva ficam no top3 do Rranking 100 Open Startups 2022
Tendências de CX
As tendências de inovação mais exploradas entre as startups de Customer Service foram Big Data & Analytics, Inteligência Artificial e Experiência do Consumidor, e a indústria que mais se relacionou com esse tipo de startup foi Serviços de Saúde, com 4,7% dos relacionamentos, seguida por Serviços Financeiros (2,8%) e Serviços Profissionais (2,6%).
Rondani destaca a variabilidade no perfil das startups em todas as categorias é muito grande. “Não existe um perfil empreendedor, ter determinadas características de personalidade”, ressalta o CEO da Open Startups.
No entanto, em relação ao perfil das soluções oferecidas, Rondani afirma que tem variado muito, “mas dá para perceber que funciona por ciclos, algumas tendências se aceleram e várias startups começam a investir em um projeto. Com o passar do tempo vemos que somente algumas se consolidam naquele ramo”.
Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente
As TOP 10 representam bem os segmentos que mais se destacam. “O que emerge no TOP 10 são as principais tendências: integração de atendimento, omnicanalidade, automatização de funil, e algumas soluções novas, de integração de cartões digitais, de clientes ocultos”.
“Para gerar resultado com inovação em 2023, é preciso saber aproveitar o poder da rede e, ao mesmo tempo, não se distrair e perder tempo em meio a tantas possibilidades. Executivos devem saber jogar o jogo de ecossistema: como acessar, monitorar, atrair, contribuir, criar e capturar valor do que é demandado e produzido pelo ecossistema”, recomenda o CEO da Open Startups.
“Com todo o entusiasmo, afirmo que o Brasil possui a maior e mais vibrante comunidade de Open Innovation com startups do mundo. Tenho certeza que as soluções das open startups ajudarão a transformar o mercado e a sociedade”, destaca Rondani.
Em 2022, o Ranking 100 Open Startups registrou mais de 25 mil open startups cadastradas, sendo 3.821 com contratos validados – cerca de 36% mais que no ano passado, quando 2.414 tiveram contratos validados.
Para entender melhor
No ranking da Open Startups são consideradas as empresas que se apresente como startup na plataforma, não necessariamente com investimentos de venture capital. A única limitação é não premiar startups que passaram de US$ 2,5 milhões no ano fiscal anterior, para dar abertura para novas empresas. As startups que crescem são listadas como scale up.
“Nossa validação é o mercado reconhecendo o empreendimento, queremos promover a mentalidade de inovação”, destaca Rondani “no caso do scale up não é necessariamente uma inovação, porque é uma empresa que já consolidou, para abrir espaço para as novas”.
Leia Mais: Inovação aberta: um mercado rico para a experiência do cliente>
A startup, para solicitar um ponto no ranking, tem que informar o fechamento de algum contrato que envolva inovação com alguma corporação.
A Open Startups mede, valida e pontua esse contrato pela natureza dele e pela intensidade dele. “Quanto mais contratos ele tem, mais pontos ele ganha. A corporação precisa validar essa informação, e auditamos essa transação”, explica Rondani. Para alcançar uma posição de TOP 10, foram necessários 72 pontos. Das startups premiadas na categoria, uma é nova em relação ao Ranking 2021.
Open Startups
Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina e é considerado referência para o mercado. Construído a partir de critérios objetivos – com base nos relacionamentos estabelecidos entre corporações e startups -, a lista reconhece e premia as corporações líderes em open innovation com startups, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo.
A 100 Open Startups é a plataforma de open innovation pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week – Oiweek, comunidade que reúne mais de 200 mil profissionais e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes.
A plataforma digital já facilitou mais de 1 milhão de interações que resultaram no registro de quase 70 mil acordos de open innovation e R$ 3,9 bilhões em contratos entre startups e corporações. Atualmente, são mais de 25 mil startups e 7 mil corporações participantes da Open Startups.
+ Notícias
Geração Z começa a mudar relações de trabalho
Interesse por camisas de seleções e times crescem na Copa