A rede de farmácias Raia Drogasil reportou crescimento de 40,6% no lucro líquido ajustado da companhia, para R$ 167,7 milhões no segundo trimestre. Com esse crescimento, a companhia conseguiu atingir uma margem líquida ajustada de 5,7%.
No período, a Raia Drogasil gerou um fluxo de caixa total de R$ 79,7 milhões. Ao todo, as vendas somaram R$ 2,9 bilhões, um crescimento total de 26,1%. As vendas em mesmas lojas foi 14,5% maior.
No período, a empresa abriu 58 novas lojas somente no segundo período, encerrando o trimestre com 1.330 lojas em operação, incluindo as três operações da 4Bio. No segundo trimestre, a empresa fechou duas lojas.
Ao final do período, 33,9% das lojas ainda estavam em maturação, ou seja, ainda não haviam atingido todo o seu potencial de receita e de rentabilidade. “Terminamos o trimestre com o maior percentual de lojas em processo de maturação desde o terceiro trimestre de 2013, bem como o maior percentual de lojas em seu primeiro ano de operação desde a fusão que originou a RaiaDrogasil”, afirmou a empresa.
“A combinação de um setor defensivo com um balanço forte, aliados a um padrão único de operação e a um crescimento orgânico que combina velocidade e qualidade de forma sem igual no nosso mercado, vem permitindo à Raia Drogasil conciliar o forte crescimento com uma excelente margem e baixo endividamento em um ambiente econômico desafiador”, disse Eugênio De Zagottis, vice-presidente de Planejamento Corporativo e de Relações com Investidores da Raia Drogasil.
Desde o início da crise, a empresa não registrou períodos de queda e mostra que está com a operação sólida e eficiente. No segundo trimestre, a empresa atingiu uma participação nacional comparável de mercado de 11,5%, um aumento de 1,6 ponto percentual sobre 2015, incluindo a participação de mercado da 4Bio.
A participação de mercado da empresa aumentou em todas as regiões, com destaque para o Nordeste, onde a empresa verificou uma participação de 3,9%, um aumento de 2,1 pontos percentuais impulsionado pelo crescimento da operação na Bahia. “Obtivemos também ganhos expressivos em São Paulo, onde registramos uma participação de mercado de 23,5%”.
Com o desempenho, a empresa revisou a projeção de abertura de lojas. Para 2016, o plano era inaugurar ao todo 165 unidades, agora a empresa esperar abrir 200 novas unidades. Para 2017, a guidance de abertura passou de 195 lojas para 200 lojas.
“O segundo trimestre de 2016 representou o melhor resultado da história da Raia Drogasil. Mantivemos um excepcional desempenho de vendas, ganhamos participação de mercado em todas as regiões onde atuamos e obtivemos margem recorde”, afirmou Marcilio Pousada, presidente da Raia Drogasil.