Pesquisar
Close this search box.
/
/
A questão comportamental precisa ser prioridade na contratação, dizem executivos de RH

A questão comportamental precisa ser prioridade na contratação, dizem executivos de RH

Em debate sobre a retenção de talentos, executivos da Magazine Luiza, Roldão, GPTW Brasil e RH Fashion afirmam que o modelo de recursos humanos está ultrapassado. É necessário entender as novas gerações e tecnologias

Aquele perfil de recrutador carrancudo que mais parece um investigador está ultrapassado. As áreas de recursos humanos precisam entender que os tempos mudaram e que cada vez mais os aspectos comportamentais se sobressairão aos pontos técnicos dos profissionais.
Pelo menos, é o que afirmam os executivos Patrícia Pugas, diretora de gestão de pessoas do Magazine Luiza, Jorge Jubilato, diretor de recursos humanos do Roldão, Alexandre Tatagiba, gerente de desenvolvimento humano do RH Fashion e Haline Aquino, diretora de relacionamento da GPTW Brasil. “Os consumidores evoluíram, mas a área de recursos humanos deu uma parada no tempo”, diz Aquino, da GPTW, Brasil.
Em debate organizado realizado na BR Week 2017 na terça-feira (27), todos afirmam trabalhar para desenvolver os seus processos de recrutamento. Não só para diminuir o índice de turnover das companhias, mas para também buscar pessoas que tenham valores similares aos das empresas.
“Na área de recursos humanos ficou compreendido que dois terços das demissões ocorrem por questões comportamentais e não técnicas”, afirma Pugas, da Magazine Luiza.
Para Tatagiba, da RH Fashion, a desmotivação pode surgir não pela incompetência ou falta de técnica do trabalhador, mas pela falta de conexão entre funcionário e empresa. “Cerca de 70% das pessoas desengajam por conta do seu propósito de vida e os seus valores serem totalmente diferentes da empresa”, diz ele.

Inovar em momento de desemprego

Ao contrário dos anos de pleno emprego no início da década, atualmente não faltam opções de interessados em iniciar em uma nova função. Apesar de trazer um vasto material para a diretoria de recursos humanos, a escolha também fica mais difícil.
Por isso, é necessária disciplina na hora da contratação, pois há momentos em que um funcionário menos qualificado tecnicamente pode ser um solução melhor do que um concorrente mais preparado. “A parte técnica se desenvolve, mas a essência e os valores pessoais do funcionário dificilmente mudarão”, afirma Tatagia, da RH Fashion.
Quem deu um grande exemplo dessa dificuldade foi Jubilato, diretor do Roldão. Ele conta que teve um momento em que uma de suas unidades abriu 250 vagas de uma vez. O anúncio foi feito pelo Facebook. No dia seguinte, mais de 2,5 mil pessoas faziam fala para concorrer por uma das posições.
“Se você não pensar no propósito das pessoas, vai contratar errado e isso vira perdas financeiras lá na frente”, afirma ele.
Uma das principais responsáveis em identificar os melhores lugares para se trabalhar, Aquino, da GPTW Brasil, lembra que o desafio das empresas está longe de ser a atração, ainda mais em um momento de crise como o atual.
“A retenção deve ser sempre um dos pontos mais importantes a serem pensados e observados”, diz ela.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]