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Quer ser um franqueado virtual? Leia isto

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O ecommerce se estabeleceu como um mercado atrativo para o consumidor brasileiro. De olho neste modelo de negócios, as franquias virtuais começam a despontar como um caminho promissor para muitos empreendedores.

Setores de comunicação, informática e eletrônicos, como soluções em estratégia de marketing digital, serviços de consultoria variados, ensino de idiomas, oferta de emprego e venda de produtos eletrônicos estão entre os segmentos mais promissores.
 
Segundo pesquisa da ABF, Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias faturou, em 2013, mais de 115 bilhões de reais, um aumento contínuo desde 2003. A variedade de serviços oferecidos, custos iniciais relativamente baixos (a partir de R$ 20 mil, de acordo com a ABF) e retorno a curto prazo são alguns dos atrativos. A ABF possui atualmente 405 franquias associadas.
 
Parece um modelo de negócios tentador num Brasil mais conectado e disposto a consumir, porém, um franqueado online deve tomar alguns cuidados, do contrário, o sonho de um bom negócio pode virar um pesadelo.
 
Segundo especialistas, é imprescindível que os interessados pesquisem e questionem o tipo de suporte oferecido. O treinamento nem sempre é online. É de responsabilidade de cada franqueador como funcionará este processo. Em casos de rede de franquias onde não existam lojas físicas, o franqueador precisa organizar uma maneira para que o franqueado comece a trabalhar com o mínimo de conhecimento das ferramentas e de estratégias de crescimento. Encontros pontuais podem facilitar essa comunicação.
 
Para fazer uma boa escolha é importante também que o franqueado conheça e troque informações com membros da mesma rede – isso pode ser respaldado pelo franqueador através de processos e ferramentas em rede.
 
Em contrapartida, cabe aos franqueadores a responsabilidade de escolher bons parceiros. O perfil do franqueado virtual é determinante para o sucesso neste setor. Afinidade com área digital e com ferramentas de marketing online são qualidades imprescindíveis, assim como ser um profissional interessado em novidades e preparado para trabalhar em um segmento que traz novidades a todo o momento – avaliá-las muito bem, antes de tomar uma decisão, é fundamental.
 
Neste cenário a maioria dos interessados é formada por jovens já familiarizados com as novas tecnologias, o que pode ajudar em certas escolhas, porém, em muitos casos a falta de experiência pode trazer muitas dores de cabeça – nessa hora uma boa consultoria também pode ser de grande ajuda.
 
O franqueado virtual deve estar atento a todas essas inovações e detalhes e construir uma rede de contatos e parceiros forte. Sendo um segmento relativamente novo no Brasil ele ainda carece de experiências práticas para que, a partir delas, sejam criadas diretrizes consistentes, mais conhecimento e novos conceitos que tornem futuras escolhas mais assertivas. Entretanto, uma coisa é certa: cada vez mais teremos consumidores interessados em compras online.
 
 
Marcelo Brandão é Editor-Assistente de Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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