/
/
Quer fazer intercâmbio após a pandemia? Saiba como se preparar

Quer fazer intercâmbio após a pandemia? Saiba como se preparar

Apesar do atípico cenário em que estamos inseridos, o intercâmbio continua sendo de grande importância para colher novas experiências e aprendizados

Com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, muitos intercâmbios foram cancelados pelo mundo, afetando diretamente a indústria de turismo e os planos de estudantes e profissionais. Pensando em uma situação mais segura e estabilizada para todos, a maioria das Instituições optou por adiar as viagens para o segundo semestre de 2021.

A restrição de entrada para brasileiros em diversos países, também afetou a previsão de estudos no exterior. Nos EUA, por exemplo, a situação dos estudantes se mantém delicada, principalmente, depois da aprovação das novas normas de imigração, que impede os alunos estrangeiros, com o próximo semestre confirmado de forma remota, permaneçam no país.

“Esses estudantes vão ter que deixar os EUA, sem contar que aqueles no aguardo do visto, terão o mesmo negado. É um período muito difícil para pensar em um intercâmbio presencial. A opção é adiar, ou se manter muito informado sobre o que está acontecendo em cada país antes de tomar qualquer decisão”, orienta Lourdes Zilberberg, Diretora de Internacionalização da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP).

Não desista, fique atento aos cuidados

Muitas pessoas estão inseguras com a situação, mas, apesar do atípico cenário em que estamos inseridos, o intercâmbio continua sendo de grande importância para colher novas visões de mundo, diferentes perspectivas, culturas e experiências com outros idiomas. Os ganhos são muitos, tanto para a vida pessoal, quanto para o futuro profissional. Por isso, se você está pensando na possibilidade, não desista. Pense em como reorganizá-la para um futuro próximo.

Segundo uma pesquisa recente do The Student World, 83% de 4,5 mil entrevistados afirmam que ainda planejam fazer um intercâmbio após a pandemia. Para Zilberberg, os dados só comprovam que o estudo no exterior é altamente benéfico e possibilita competências interculturais e globais. “Além de aperfeiçoar a língua, o estudante adquire uma série de conhecimentos, desenvolve certas habilidades e atitudes que fazem dele uma pessoa altamente qualificada para atuar em ambientes multiculturais”, afirma a acadêmica.

Para realizar o programa no pós-pandemia é necessário tomar alguns cuidados com escolha do local, higiene e a política de migração, como no caso do Brasil, que é o epicentro mundial da pandemia atualmente. “Pensar em destinos alternativos, bons e mais acessíveis do ponto de vista econômico, pode ser uma opção para realizar o sonho do intercâmbio. Portanto, pesquisar bem, verificar a situação do país antes de fechar qualquer programa no exterior e pensar em em opções só para 2021, a partir do segundo semestre em diante, é fundamental”, diz a especialista.

Vale a pena investir no intercâmbio virtual?

Por outro lado, em tempos de isolamento social, as opções de intercâmbio virtual ganharam repercussão. No entanto, a mesma pesquisa aponta que, 80% dos entrevistados, não desejam substituir a experiência presencial por um programa de estudos on-line.

Segundo Loures, o ambiente virtual é uma boa alternativa para conseguir novos aprendizados nesse momento, mas não pode substituir a emoção de uma viagem marcante e o contato físico com outras pessoas. “Não acredito que o intercambio virtual ou atividades virtuais, tais como os COILs-Collaborative Online International Learning venham a substituir os intercâmbios presenciais ou convencionais. São alternativas e boas opções para internacionalizar o campus e o currículo dos cursos, o que em inglês denominamos Internationalization at Home (IaH)”, comenta.

Contudo, a possibilidade de fazer um intercâmbio ainda não foi totalmente democratizada, apesar de existir viagens mais acessíveis, é uma atividade que requer um gasto alto. Neste sentido, um curso virtual é uma forma extremamente importante de alguns alunos conseguirem desenvolver novas competências interculturais. A Universidade de Harvard, por exemplo, foi uma das instituições que abriu diversos cursos de forma gratuita na quarentena.

No caso da FAAP, iniciativas de mobilidade virtual, para que o aluno possa participar de um curso EAD no exterior, também são oferecidas.  “Temos o intercâmbio virtual quando a instituição, no Brasil, realiza atividades de cooperação on-line com uma instituição no exterior. A disciplina ministrada em conjunto é internacional porque tem professores e alunos de vários países e normalmente acontece em outra língua, como o inglês, por exemplo”, afirma Loures.

Dica de sucesso

Para a especialista, ambos programas são valiosos. Seja em uma opção virtual, ou presencialmente quando a pandemia passar, o mais importante é ter foco, ser curioso, buscar novos aprendizados, interagir e se comunicar. Desta forma, construir uma carreira de sucesso será mais natural.

“É importante desenvolver um networking ativo com pessoas de diversas culturas e eu diria também de diversas gerações.  A crescente competitividade do mercado de trabalho, as incertezas do mundo em constante mudança e transformação, no pós-pandemia e na quarta revolução industrial, fazem com que cada vez seja mais necessário mostrar nosso talento, aquilo que temos de diferente e de especial”, conclui.


Staycation: uma solução para o setor de turismo pós-pandemia?

Turismo digital é aposta para diminuir o impacto do coronavírus

Impactos do coronavírus têm potencial para destruir a indústria do turismo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]