Pesquisar
Close this search box.
/
/
Quer estudar fora do país? O Canadá quer você

Quer estudar fora do país? O Canadá quer você

Há cinco anos o país norte-americano, que tem algumas regiões de densidade demográfica baixa, é o destino de maior procura para realização de cursos e continua investindo no interesse dos imigrantes

Que jovem não planeja estudar fora do país? Os brasileiros, pelo menos, suprem este plano há algum tempo. Em 2009, o Brasil já era o sétimo maior exportador de intercambistas do mundo, segundo o último relatório da Association of Language Travel Organisations. Apesar disso, o receio de sofrer preconceito ou ter dificuldades para se adaptar em outras nações ainda são questões frequentes. O Canadá está fora desta corrente de exclusão. Pelo contrário, o país incentiva a imigração e traz novas regras para o processo.

Tais incentivos acontecem porque o país conta com uma densidade demográfica baixa devido à extensão do seu território, o segundo maior do planeta, mas apenas 3,5 habitantes por quilômetro quadrado.

A partir de 1º de junho, para conseguir um visto canadense com direito a trabalho, o estrangeiro precisará estar matriculado em uma instituição de graduação ou pós-graduação, pois as escolas de idiomas não terão mais autorização para oferecer este tipo de intercâmbio. O que parece dificultar o processo inicial, na verdade, traz benefícios futuros.

Alunos que já estejam cursando o Ensino Médio em terreno canadense, por exemplo, poderão se matricular em um curso de graduação que dê direito a realização de estágios ou trabalho, sem precisar voltar ao seu país de origem para mudar o status do visto. “Todo o trâmite poderá ser encaminhado no Canadá, desde que os estudantes estejam matriculados em instituições autorizadas”, especifica Alexandre Luis Pedrosa, diretor da Infovistos, assessoria especializada em documentação.

O Brasil é o nono no ranking dos países que mais procuram o país como destino. Só em 2013, 2294 jovens embarcaram para programas estudantis de mais de seis meses. Fora isso, segundo levantamento do Itamaraty baseado nos relatórios consulares da Embaixada canadense, em 2012 foi contabilizado mais de 25 mil brasileiros estudando e residindo no local. Os dados não alcançam cidadãos em situação ilegal, portanto, é provável que o número seja ainda maior.  

Com baixos índices de natalidade e envelhecimento da população, o país tem carência de mão de obra especializada e aposta na atração de estrangeiros qualificados para introdução no mercado profissional e residência permanente. Administração, aeronáutica, enfermagem e TI são as áreas com maior demanda.

A província de Quebec, por exemplo, possui um forte programa de imigração promovido pelo Ministère de l’Immigration et des Communautés Culturelles (Ministério da Imigração e das Comunidades Culturais). A página da ação exalta diversas características da região que possam elevar o interesse dos estrangeiros, como aspectos culturais diferentes, informações sobre o mercado de trabalho, além de dar acesso ao testemunho de pessoas bem sucedidas. O site oferece, ainda, palestras com mais informações sobre a iniciativa.

A alteração das regras do consulado canadense também garante que os estrangeiros permaneçam trabalhando integralmente no país após completarem os estudos de pós-graduação até que tenham autorização do Work Permit para residirem permanentemente. Os requisitos para a imigração são a formação técnica, tecnóloga ou superior, experiência profissional, fluência na língua francesa e idade, preferencialmente, de até 35 anos.

Leia mais:

#Fail: estudo mostra principais reclamações no Twitter

Na cidade de São Paulo, tudo acaba em pizza

O dano moral, a lagartixa e o direito do consumidor

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]