Pesquisar
Close this search box.
/
/
Quer crescer? Passa lá no Posto Ipiranga

Quer crescer? Passa lá no Posto Ipiranga

Jeronimo Santos, diretor de Varejo da Ipiranga, fala sobre como é possível crescer na crise

Quem nunca fez a brincadeira: “Passa lá no Posto Ipiranga?”. Pois é, a estratégia de marketing da empresa foi tão forte que está na cabeça dos brasileiros. Mas não foi apenas isso que fez a companhia crescer – e continuar crescendo – mesmo diante de um dos momentos mais instáveis do País. A aposta para sair da crise e conquistar o consumidor é na conveniência, diversificação e na ideia de que ir ao Posto Ipiranga é resolver a vida. “Lançamos iniciativas que materializam o Posto Completo, conceito que orienta todas as ações da companhia e busca suprir as diversas demandas diárias do cliente em um só lugar”, afirma Jeronimo Santos, diretor de Varejo da Ipiranga. O executivo tem presença confirmada no BR Week 2016, o mais completo congresso de varejo do País, que acontecerá em junho, em São Paulo.

Inscreva-se no BR Week 2016

Em entrevista, o executivo fala da estratégia da Ipiranga, sobre a importância da fidelização dos consumidores e sobre as estratégias para continuar crescendo. “Continuaremos lançando soluções integradas, do ponto físico ao digital, proporcionando uma experiência diferenciada aos clientes e nos tornando, cada vez mais, um Posto Completo Digital”, diz. Confira a conversa!

É possível obter resultados em meio à crise econômica? Como?
Sim, é possível. O ambiente de negócios segue desafiador, em qualquer setor, e em um momento como este mais do que nunca é preciso inovar. Acreditamos que a busca constante por inovação e o compromisso de se antecipar às tendências do mercado tem impulsionado aos resultados positivos da empresa.

Por isso, a nossa estratégia é baseada na inovação e na diversificação de produtos e serviços. Lançamos iniciativas que materializam o Posto Completo, conceito que orienta todas as ações da companhia e busca suprir as diversas demandas diárias do cliente em um só lugar. A consistência da nossa estratégia e a resiliência de segui-la como o caminho para a diferenciação no mercado são pontos fundamentais para que tenhamos o sucesso almejado.

Mesmo diante de um cenário de crise econômica, a companhia segue investindo na expansão de sua rede, hoje com 7.230 postos, e lançando novos produtos com foco no conceito de “Posto Completo” e cada vez mais digital. Os postos Ipiranga são espaços multifuncionais, que se renovam, surpreendem e se adaptam às novas necessidades dos consumidores, gerando maior atratividade e, consequentemente, maior fidelidade do cliente.

Quais estratégias da Ipiranga para continuar tendo resultados mesmo agora?
O conceito do Posto Completo é o nosso grande diferencial. Ele tem como objetivo levar maior comodidade, rapidez e conforto aos nossos clientes, por meio de diversos produtos e serviços oferecidos para suprir as demandas diárias em um só lugar. Ações simples, inovadoras e que facilitam o dia a dia, sempre com foco no relacionamento contínuo e na qualidade do atendimento ao cliente. Com uma retaguarda ampliada e os serviços e a conveniência do posto físico já consolidados, seguimos, cada vez mais, para o ambiente digital, criando conexão ainda maior nas relações. Queremos estar presentes em todos os momentos. Para isso, há algum tempo temos acompanhado o movimento da integração do espaço físico com o virtual. Este é o caminho natural e, portanto, estamos, rapidamente, nos posicionando como o Posto Completo e também Digital, com diversas ações que tornam o nosso posto acessível não só na rede física, mas também a alguns cliques dos nossos clientes.

Quais são as expectativas da marca para o biênio 2016/2017?
Diante do cenário econômico atual no Brasil, tivemos uma retração do nosso setor e com isso o mercado ficou ainda mais competitivo. Porém, mesmo em momentos como este, acreditamos no País e investimos esforços para crescer junto com ele. Além de termos uma proposta de valor consistente e diferenciada, uma rede estruturada com equipes treinadas para melhor atender aos consumidores, ampliamos a nossa estrutura comercial para estarmos ainda mais próximos e continuamos as expansões da rede e das franquias am/pm e Jet Oil.

A nossa estratégia permanece a mesma, assim como a busca por se tornar presente no dia a dia dos consumidores, em todos os seus pontos de contato. A marca também está sempre se renovando nas comunicações e nas interações, com o intuito de engajar o público em geral, assim como o jovem que também é um grande formador de opinião. Neste sentido, continuaremos lançando soluções integradas, do ponto físico ao digital, proporcionando uma experiência diferenciada aos clientes e nos tornando, cada vez mais, um Posto Completo Digital.

Como lidar com um consumidor que está com bolso mais apertado?
A crise muda o comportamento das pessoas que passam a consumir menos, por um lado, mas também de maneira mais consciente, por outro. O consumidor leva em consideração o que, de fato, é necessário para suprir a sua real demanda. Com a retração no nosso setor, as pessoas estão, na medida do possível, consumindo o combustível de forma mais refreada. Em contrapartida ao combustível que, de certo modo, é possível diminuir nas despesas, a alimentação continua sendo uma necessidade e um ponto que percebe-se menor queda.

Neste sentido, a conveniência é uma oportunidade. As nossas lojas am/pm, especialmente as que possuem padaria, atendem as necessidades dos consumidores que procuram lugares mais acessíveis que os restaurantes, com a comodidade de realizar uma refeição de forma rápida e saborosa. Temos tido resultados muito positivos. Atualmente, a am/pm é a maior rede de lojas de conveniência do Brasil, com 1.910 unidades, sendo 521 padarias, e que vem crescendo em ritmo acima do mercado.

A am/pm é um exemplo, mas acreditamos que uma marca é forte quando atinge relevância expressiva junto aos consumidores. Por isso, buscamos diariamente encantar o nosso cliente, em diferentes frentes, transformando cada vez mais nossos ambientes em espaços multifuncionais com experiências agradáveis para que ele, mesmo em tempos moderados, tenha o posto Ipiranga como um lugar completo que deseje se relacionar.

Quer saber mais sobre como conseguir resultados? Então não perca o painel “Varejo orientado a resultados – Um senhor resultado. Como é possível obter resultados no varejo em qualquer cenário econômico”, no BR Week 2016. Ao lado de outros grandes varejistas, Jeronimo Santos debaterá as principais estratégias para crescer, apesar da crise econômica. Não perca o BR Week 2016!   

Inscreva-se no BR Week 2016
Mais informações: 
11 3125 2215 | [email protected]

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]