Com 1.450 lojas espalhadas pelo Brasil, a rede de conveniência AmPm está passando por uma transformação visual e estratégica. A mudança acompanha o movimento iniciado pela Ipiranga em 2023, quando a empresa renovou sua identidade e reforçou seu propósito: “Abastecendo a vida em movimento“. Agora, a AmPm dá um passo à frente e revisita seu próprio posicionamento de marca, alinhando a proposta de valor ao novo momento da empresa.
De acordo com Renato Stefanoni, presidente da AmPm, essa evolução foi natural e necessária. “Nosso objetivo é proporcionar a melhor experiência para o consumidor em trânsito, tornando a parada algo significativo. Seja um banheiro limpo, uma boa refeição, Wi-Fi gratuito, ar-condicionado confortável ou qualquer outra solução que agregue valor à jornada do cliente”, comenta. Com essa visão, a rede adotou um novo slogan: “Transformar a parada no melhor momento de cada jornada“.
Novos produtos e parcerias estratégicas
A repaginação da AmPm vai além da identidade visual. A rede tem investido em novos produtos e parcerias estratégicas, fortalecendo seu portfólio e ampliando sua oferta ao consumidor. Um dos destaques é o Burger 93, que marca o retorno de um clássico da rede. Além disso, a AmPm expandiu sua atuação com marcas como Oakberry e Nathan’s, trazendo opções diferenciadas para os clientes.
Em 2024, a empresa também trouxe a Krispy Kreme para o Brasil. “Ao contrário de outras parcerias, dessa vez nos associamos diretamente à marca e trabalharemos juntos no seu desenvolvimento no país”, afirma.
A rede também reformulou sua linha de produtos exclusivos e marcas próprias. A linha de petiscos Tizco! foi totalmente renovada, desde a embalagem até o formato dos produtos, e a aceitação tem sido alta. Outra aposta da rede foi o pão na chapa com manteiga Aviação, desenvolvido em parceria com um mestre padeiro. “Somos a maior rede de padarias do Brasil, com aproximadamente 800 unidades dentro das lojas AmPm. Temos a responsabilidade de oferecer um pão na chapa da melhor qualidade”, destaca o executivo.
A “onda laranja” da AmPm
Após dois anos de estudos e desenvolvimento, a AmPm apresenta sua nova identidade visual, inspirada em tendências de consumo dentro e fora do Brasil. A mudança traz um conceito mais minimalista e um design pensado para otimizar a experiência do consumidor.
“A ‘onda laranja’ traz um conceito mais minimalista para a marca. Queremos simplificar a comunicação visual sem perder força e identidade. Da mesma forma que o amarelo da Ipiranga é reconhecido à distância, queremos que a testeira laranja das lojas AmPm cause o mesmo impacto imediato”, explica.
O ambiente interno das lojas também foi reformulado, com materiais como madeira e tons claros, além de um maior destaque para a padaria. O logotipo da marca cresceu 35%, eliminando o antigo arco e adotando um símbolo mais direto e marcante: o sol e a lua. “Esse elemento reforça nossa presença ao longo de todo o dia, atendendo o consumidor em diferentes momentos”, complementa.
Modelos de loja e investimento na rede
A remodelação da AmPm inclui diferentes formatos de loja para atender perfis variados de consumidores e mercados. Além do modelo standard, que segue um formato tradicional, a rede conta com lojas menores, chamadas de modelo box, voltadas diretamente para a pista e sem um espaço fechado. Também há unidades no formato Super Store, com um conceito mais amplo e diferenciado.
Toda a renovação foi pensada de forma modular, permitindo que cada revendedor escolha o nível de adaptação desejado. “Uma loja existente pode escolher o nível de adaptação desejado. Há uma adaptação mínima, como, por exemplo, a troca do tijolo preto no fundo da loja por um acabamento branco. Hoje, já existem materiais e tecnologias que permitem fazer essa mudança sem intervenção civil, evitando a necessidade de quebrar paredes. Com adesivagem e outros materiais inovadores, conseguimos uma adaptação rápida, limpa e de baixíssimo custo”, explica Renato.
O investimento na remodelação da marca é compartilhado entre a rede e os franqueados. Enquanto a franqueadora arca com a fachada externa, os revendedores são responsáveis pela adaptação interna, contando com diferentes formatos de apoio e viabilidade financeira oferecidos pela empresa.
Expansão e personalização regional
Atualmente presente em quase todo o Brasil, a AmPm tem sua maior concentração de lojas no Sul e Sudeste, mas segue expandindo sua atuação em outras regiões. Além disso, a rede aposta na personalização para atender melhor os consumidores de cada localidade.
“A regionalização é um fator essencial no nosso modelo de franquia. O próprio revendedor empresta características locais ao negócio, desde o atendimento até os produtos oferecidos”, explica.
Cada franqueado pode adaptar o mix de produtos de acordo com as preferências regionais. “No Rio Grande do Sul, por exemplo, há itens que vendem muito bem apenas na região. Como cada empreendedor conhece seu mercado, ele pode ajustar a oferta e criar uma experiência mais alinhada ao público local”, acrescenta o executivo.
Com todas essas mudanças, a AmPm se consolida como uma das principais redes de conveniência do Brasil, apostando na modernização, na experiência do cliente e em parcerias estratégicas para impulsionar seu crescimento.
“Esse modelo de personalização é uma das nossas maiores vantagens competitivas. Muitas redes varejistas nacionais enfrentam dificuldades ao expandir para diferentes estados, pois precisam se adaptar às diferenças regionais e culturais. Já no nosso caso, essa adaptação acontece de forma natural, pois cada unidade é operada por um empreendedor local com expertise no mercado da região. Esse é um fator crítico de sucesso para o desenvolvimento do nosso modelo de negócio”, pontua.
Mudanças de cargo na AmPm
A rede tem passado por mudanças em seu alto escalão. Nos próximos dias, Renato Stefanoni deixa a presidência da AmPm para assumir a vice-presidência comercial da rede de postos Ipiranga. Quem ocupará sua cadeira será Bárbara Miranda, VP de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga. Com uma sólida trajetória em marketing e experiência em áreas de negócios, ela destaca que essa transição representa um retorno natural ao seu campo de atuação.
“Estou muito feliz com o desafio. Tenho um currículo em que, de fato, passei bastante tempo em posições de marketing, mas também atuei em áreas de negócios. Então, de certa forma, estou voltando para casa, sem qualquer problema – muito pelo contrário, estou muito feliz com essa oportunidade”, afirma Bárbara.
A mudança, segundo ela, trará um olhar complementar e maior integração entre os executivos que assumiram novas posições. “Acredito que o grande benefício desse movimento para a organização é o nível de integração e o olhar complementar que conseguiremos proporcionar a todos os executivos que estão assumindo novas posições”, explica.
Com uma visão estratégica, Barbara enfatiza que sua experiência permitirá impulsionar os planos traçados pela companhia. “Trago toda a minha experiência em marketing e um olhar estratégico sobre quais alavancas dessa área podem complementar a estratégia desenvolvida pelo Renato na fase de execução, além do aprendizado acumulado ao longo da minha trajetória”, pontua.
A continuidade das operações também é um fator essencial na transição. “Acredito que esse é um movimento muito inteligente, pois permite que a empresa aproveite as diferentes experiências de cada um de nós, garantindo um olhar complementar sem comprometer a continuidade das operações. Afinal, todos trabalhamos juntos ao longo dos últimos três ou quatro anos na construção da companhia. Isso torna a transição segura e alinhada com a renovação proposta”, finaliza.
*Foto: Ettore Chiereguini/Divulgação