/
/
Quatro jogos que também ajudam a exercitar o cérebro

Quatro jogos que também ajudam a exercitar o cérebro

Pesquisas indicaram vantagens nas habilidades mentais de pessoas habituadas a jogar certar plataformas digitais

Você exercita seu cérebro? Seja para afiar a memória, turbinar a capacidade lógica ou para manter a capacidade produtiva, estimular nosso encéfalo traz muitos benefícios. As formas para isso são várias, mas algumas são bastante interessantes: segundo especialistas, há jogos digitais que vão muito além do lazer e exercitam a mente, impulsionando habilidades como criatividade, lógica, raciocínio, memória, coordenação motora e até mesmo o treino em línguas estrangeiras.

?Assim como nossos corpos é importante lembrar que o cérebro também precisa se exercitar?, explica o coordenador do curso de Jogos Digitais do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Jorge Luis Santana. O professor destaca quatro jogos com bom desempenho nessa área:

 

#1 O Clássico: Tetris

Screenshot 2015-02-21 at 10

Os pesquisadores do Mind Research Network, em Albuquerque, no Novo México, descobriram melhorias notáveis na função cerebral e espessura cortical entre 26 garotas adolescentes, que jogaram 30 minutos diários de Tetris por 90 dias.

As meninas passaram por verificações estruturais e funcionais antes e depois do período de prática de três meses, assim como as garotas de um grupo de controle cujos membros não jogaram. Segundo a pesquisa, as jovens que jogaram o clássico demonstram melhor eficiência cerebral durante os testes do que aquelas no grupo de controle. Fora isso, as verificações revelaram que aquelas que jogaram o título tinham um córtex notavelmente mais espesso.

#2 Papagaio

Screenshot 2015-02-21 at 10

Criado pelo professor de Jogos Digitais da UDF, Alexandro Ferreira Leal, o game de ação foi desenvolvido para dispositivos móveis. Nele, o jogador precisa sobreviver aos perigos da floresta.

 ?PAPAGAIO tem jogabilidade simples, mas desafiadora, que estimula a coordenação motora e melhora a atenção do usuário?, comenta Santana. A plataforma foi desenvolvida para dispositivos móveis.

 

#3 Halo

halo 4 master chief-wallpaper-800x600

As franquias de ação ?Halo?, ?Gears of War? e ?Grand Theft Auto? receberam críticas nos lançamentos dos jogos por se espalharem muito rapidamente entre os gamers jovens. Entretanto, um estudo clínico com 114 crianças e jovens entre sete e 22 anos, realizados por pesquisadores da Universidades de Rochester (NY), sugere que jogar tais games pode ocasionar alguns benefícios psicológicos como a habilidade de atenção e foco em vários objetos de modo mais rápido se comparada às crianças que não jogam.

?Esse estudo mostra que as crianças que jogam games de ação exibem melhor desempenho do raciocínio lógico. Ele só é alcançado muito tempo depois ou nem é alcançado pelas pessoas que não jogam games?, explica Santana.

#4 2048  

Screenshot 2015-02-21 at 10

O game mobile que está fazendo sucesso na comunidade de desenvolvedores chama-se, simplesmente, 2048. O objetivo é combinar tijolos virtuais com as setas do teclado, realizando somas até conseguir o tijolo com o número 2048. O truque é que apenas os bloquinhos com números iguais se juntam, transformando o jogo num desafiador quebra-cabeças matemático. Caso o usuário utilize bloquinhos demais, acaba travado e é game over.

Leia mais:

Pesquisa traça o novo perfil dos gamers no Brasil

Games e o prazer de aprender

Universidade dá bolsa de estudos para gamers

 

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]