Pesquisar
Close this search box.
/
/
Quase metade dos brasileiros já compraram ao ouvir anúncios em áudio

Quase metade dos brasileiros já compraram ao ouvir anúncios em áudio

Estudo revela hábitos, preferências e parâmetros de compra nas plataformas de músicas e podcasts

Descobrir hábitos e preferências de conteúdo no consumo de áudio digital abre mais uma via de aproximação entre marcas e consumidores. Com a revolução na forma de ouvir música com os algoritmos e a ascensão dos podcasts dos últimos anos, as plataformas de áudio se tornaram um lugar para seduzir com anúncios ao pé do ouvido. Isso é o que mostra um estudo da Audio.ad sobre as variações nos parâmetros de escuta dos ouvintes, que revela que 40% dos brasileiros já compraram depois de ouvir anúncios em áudio.

Outra boa notícia que acompanha o volume de consumidores que compram ao ouvir anúncios em áudio é que a porta está realmente aberta para as propagandas, uma vez que 70% dos ouvintes não pagam por assinaturas que cortam publicidade.

A pesquisa sobre consumo de áudio digital no Brasil revela ainda que tipo de produtos e serviços o ouvinte compra graças aos anúncios nas plataformas. São eles:

  • Roupas e sapatos (27%)
  • Eletrodomésticos (26%)
  • Produtos tecnológicos (22%)
  • Itens de supermercado (22%)
  • Educação (21%)
  • Eventos (17%)
  • Carros ou motos (17%)
  • Seguros (16%)
  • Produtos de turismo (14%)
  • Produtos bancários (12%)
  • Soluções de investimentos (11%)

O perfil do consumidor que compra depois de ouvir anúncios nas plataformas de áudio se concentra nas idades entre 25 e 44 anos, sendo os smartphones o dispositivo mais usado, correspondendo a 82% das escutas que levaram a compras. Para se ter uma ideia, o segundo dispositivo onde mais se conecta a plataformas de áudio é o computador pessoal, com 13%.

Conteúdos

O consumidor que compra a partir de anúncios nas plataformas de áudio está ouvindo sobretudo música, rádio e podcast. Ainda que o podcast seja o conteúdo menos escutado, este apresenta potencial para as marcas se aproximarem dos consumidores. De acordo com a pesquisa, metade dos ouvintes acompanha podcasts de uma a três vezes por semana.

A maioria dos ouvintes de podcast acessa o Spotify para seus programas, enquanto um quarto entra diretamente no site ou aplicativo do podcaster. Os tipos de podcast mais consumidos são de música e de humor, mas também há boa preferência por saúde e bem-estar, além de notícias.

Se o Spotify ganha como plataforma de podcasts, marcas que queiram focar em conteúdo musical devem se atentar para o Youtube, na verdade. De acordo com a pesquisa, o consumo de música online é de 63% nele, frente aos 23% no Spotify e 11% no Google Play.

Mas quando o assunto é rádio, nem Spotify e nem Youtube, pois os ouvintes entram ou diretamente no site ou app da estação ou em plataformas de estações de rádio.

Para o estudo da Audio.ad, mil pessoas entre homens e mulheres acima de 18 anos responderam a questionários em janeiro deste ano.


+ Notícias

Facebook ouve os nossos áudios?

Na onda dos Audiolivros: a nova leitura que só cresce no Brasil e no mundo

Consumidor teme desemprego e reduz gastos com avanço da pandemia

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]