/
/
Quando o bem-estar vira ativo estratégico: a visão dos CEOs em 2025

Quando o bem-estar vira ativo estratégico: a visão dos CEOs em 2025

Novo relatório aponta que empresas que investem em programas com alta adesão colhem ganhos reais em retenção de talentos, saúde e performance

O bem-estar corporativo deixou de ser um “benefício extra” para se tornar pauta estratégica nas empresas. Um novo estudo global da plataforma Wellhub revela que, para os CEOs, o maior desafio das iniciativas que promovem qualidade de vida não é o custo, mas o engajamento real dos colaboradores. A pesquisa “ROI do Bem-Estar 2025: A Visão dos CEOs”, realizada com mais de 1.500 líderes em dez países, mostra que o sucesso dessas iniciativas depende diretamente da adesão real dos times e do exemplo que parte da própria liderança.

Segundo o relatório, 82% dos CEOs entrevistados afirmam já ter observado retornos positivos nos investimentos em bem-estar, com destaque para a retenção de talentos (73%), redução de custos com saúde (68%), diminuição do absenteísmo (67%) e aumento da produtividade (56%). Para muitos executivos, o bem-estar deixou de ser um “benefício extra” e passou a ocupar um papel estratégico nas metas do negócio.

“O grande desafio é garantir que esses investimentos realmente gerem engajamento e resultados concretos”, afirma Ricardo Guerra, líder do Wellhub no Brasil. Segundo ele, empresas que adotam o modelo do Wellhub têm alcançado taxas de engajamento entre 50% e 60% dos colaboradores, um índice muito acima da média nacional, onde apenas 6% dos brasileiros com mais de 15 anos estão matriculados em academias. “Quando bem implementados dentro das organizações, os programas de bem-estar têm o potencial de mobilizar um número muito maior de pessoas do que a média nacional, justamente por estarem inseridos em um contexto de apoio e incentivo coletivo”, afirma.

Descompasso entre líderes e equipes

O estudo também revela uma disparidade na percepção de bem-estar entre diferentes níveis hierárquicos. Enquanto 93% dos CEOs classificam sua saúde e bem-estar como bons ou excelentes, apenas 63% dos colaboradores compartilham da mesma avaliação.

O envolvimento direto dos executivos, segundo a pesquisa, é um dos fatores que mais influenciam o aumento dos investimentos na área. “Quando os próprios CEOs experimentam os efeitos positivos do bem-estar, eles se tornam seus principais promotores dentro da empresa”, destaca Guerra.

A pesquisa aponta ainda que os modelos de trabalho flexíveis se consolidaram como uma demanda real, inclusive entre os próprios CEOs. Para 58% dos entrevistados, ter mais liberdade na agenda melhoraria seu bem-estar. Já 45% acreditam que a flexibilidade é essencial para o sucesso de qualquer iniciativa voltada à saúde organizacional.

O que os CEOs pensam sobre bem-estar?

  • 60% dos CEOs afirmam com convicção que é responsabilidade da empresa cuidar do bem-estar dos colaboradores.
  • 97% concordam, ao menos em parte, com essa responsabilidade.
  • Para metade dos líderes (50%), o bem-estar já é tão importante quanto o salário.
  • 58% acreditam que o bem-estar é um fator essencial para o sucesso financeiro da empresa.
  • 74% dos CEOs acreditam que profissionais nem considerariam trabalhar em suas empresas se o bem-estar não fosse prioridade.
  • 66% dizem que colaboradores deixariam a empresa por falta de ações claras nesse campo.

Recomendações práticas para o RH

O relatório também reúne recomendações para os times de Recursos Humanos que buscam fortalecer o bem-estar nas companhias e conquistar apoio da liderança:

  • Monitoramento contínuo: CEOs que recebem relatórios frequentes sobre os resultados dos programas têm 58% mais chances de aumentar o orçamento da área.
  • Foco em resultados de negócio: Vincular bem-estar a indicadores como produtividade, retenção e economia em saúde facilita a priorização dos investimentos.
  • Programas-piloto com dados: Projetos menores e orientados por métricas ajudam a demonstrar eficácia e justificar a ampliação.
  • Engajamento da liderança: A participação ativa dos executivos impulsiona a adesão dos colaboradores.
  • Combate ao ceticismo com dados: Evidências concretas ajudam a transformar dúvidas sobre ROI e adesão em apoio estratégico.

“Ao priorizarem sua própria saúde de forma visível, eles ajudam a transformar as políticas organizacionais em cultura”, afirma Guerra.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]