Os últimos meses deixaram feridas no mercado. Em qualquer um deles. Mas o e-commerce quase foi uma exceção. Quase porque, embora tenha fechado os últimos meses no positivo, o segmento não apresentou aquele crescimento de duplo dígito que apresentava até o ano passado.
“A crise, de forma geral, atingiu a todos, mas o e-commerce nunca parou de crescer. O mercado on-line tem uma elasticidade diferente do varejo físico”, afirma René Abe, CEO da Rakuten Brasil, subsidiária da Rakuten, uma das maiores empresas de e-commerce do mundo, que atua em mais de 100 países com marketplace e plataformas para e-commerce para pequenas, médias e grandes empresas.
Em entrevista à NOVAREJO, Abe explica o crescimento da Amazon, explica porque o varejo online não consegue ainda ter lucro, os desafios do e-commerce, o comportamento do consumidor online e o complexo mundo das lojas virtuais e o futuro do e-commerce no Brasil. Confira a entrevista completa na edição de dezembro/janeiro da revista NOVAREJO digital.