Reconhecida por seus produtos de consumo como bebidas e snacks, a PepsiCo, apresentou na tarde de ontem, 28, sua mais nova inovação no mercado alimentício, trata-se do “Arroz” de Aveia. Um produto inédito da marca Quaker no mercado brasileiro que traz o grão inteiro de aveia.
A iniciativa com o arroz de aveia tem como objetivo impactar diretamente 25 mil pessoas em situação de insegurança alimentar. Todo o lucro gerado com a venda do produto será revertido para a ONG Amigos do Bem, o que torna um produto social desde a sua concepção. Com o lucro das vendas que ocorrerão em todo o Brasil, o objetivo é levar alimentos para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco.
“Estamos presentes em 91% dos lares brasileiros, desde o café da manhã até momentos de lazer à noite. Estamos sempre analisando tendências de mercado. A aveia, por exemplo, está crescendo em consumo, vimos uma oportunidade com a nossa aveia Quaker”, pontua Alexandre Carreteiro, CEO da Pepsico no Brasil. “A aveia tem se mostrado uma boa resposta a tendências de consumo saudável, ajudando a combater o colesterol e rica em fibras e proteínas. Em 18 meses, desenvolvemos um projeto e produto que já nasce social. Encontramos parceiros com credibilidade, como Amigos do Bem, para impactar na fome e garantir a sustentabilidade do produto”.
Parceira de Quaker no projeto, a Instituição Social Amigos do Bem é reconhecida por sua atuação no combate à fome e na transformação de vidas por meio da inclusão social e do desenvolvimento local no sertão nordestino. “Estamos muito felizes em fazer parte desse projeto da marca Quaker, que se une aos Amigos do Bem no combate à fome no sertão nordestino, o semiárido mais populoso do mundo e a região mais carente do nosso país”, destaca Alcione Albanesi, fundadora e presidente da Instituição Social Amigos do Bem. “Esperamos que essa parceria com a PepsiCo possa inspirar outras empresas a apoiarem iniciativas sociais que promovem impacto positivo e ajudam a construir um Brasil sem tanta desigualdade”.
O lançamento integra a estratégia ESG da PepsiCo, chamada de PepsiCo Positive (pep+), que tem como meta aumentar, globalmente, o acesso a alimentos nutritivos para 50 milhões de pessoas até 2030.
“O lançamento, além de ser uma das maiores inovações no portfólio da marca, representa o primeiro produto social totalmente autossustentável que lançamos no mundo, já que a doação será paga pelo próprio lucro do produto gerado por suas vendas”, afirma Camila Pagamisse, diretora de marketing da PepsiCo Brasil Alimentos. “Quaker e PepsiCo são globalmente engajadas em desenvolver soluções e projetos de segurança alimentar. Por meio da Instituição Social Amigos do Bem, queremos construir uma rede de solidariedade e fomentar uma cadeia positiva de auxílio aos mais vulneráveis”.
“Arroz” de Aveia
Parte importante da cultura gastronômica do país, o arroz está diariamente presente nas refeições dos brasileiros. Nesse contexto, a novidade chega às prateleiras dos supermercados no formato de super grão – grãos inteiros de aveia, visualmente semelhantes aos do arroz – com inúmeros benefícios comprovados à saúde, garantindo mais fibras e proteínas quando comparado ao arroz integral, além dos benefícios já conhecidos da aveia, como o auxílio à redução do colesterol e melhora da microbiota intestinal, de acordo com a Tabela brasileira de composição de alimentos do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação. O novo produto também busca compor as refeições do dia a dia, como uma opção versátil, podendo ser combinado a diferentes pratos, apresentando novas ocasiões de consumo para a aveia.
“Conhecido como um ingrediente com diversos benefícios à saúde, a aveia é rica em nutrientes, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes”, afirma Fabíola Torres, diretora sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da PepsiCo Brasil. “Encaixá-lo em diversos momentos da dieta alimentar é uma possibilidade de oferecer mais fonte de energia, auxiliar na função do sistema imunológico e melhorar a digestão. Com ‘Arroz’ de Aveia, nosso primeiro produto social, queremos incentivar a busca por qualidade de vida e equilíbrio através de uma alimentação mais balanceada e nutritiva”.