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53% dos CEOS usam inovação e digitalização para problemas atuais

53% dos CEOS usam inovação e digitalização para problemas atuais

Estratégia assume papel de cada vez mais destaque, ampliando impacto na eficiência operacional das empresas e oferecendo visão de futuro.

A digitalização abriu portas para uma inovação contínua. As empresas têm constantemente buscado novas tecnologias e metodologias para melhorar seus processos. Prova disso é um recente estudo realizado pela Meta, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), apontou que a inovação e a digitalização impactam diretamente a eficiência operacional.

O levantamento ouviu mais de 100 CEOs e executivos de corporações de grande e médio porte e de segmentos diversos, que, juntas, superam os R$ 100 bilhões em faturamento, com o objetivo de identificar o nível de maturidade digital de organizações de todo o Brasil.

Na primeira mostra do estudo, publicada no início de 2023, os executivos consultados viam a inovação e a digitalização como oportunidade para novos negócios, numa visão mais disruptiva da palavra, e sobressaindo a expectativa deles, quando a digitalização for definitiva para o aumento da eficiência operacional.

Após o primeiro ano de estudo, houve uma mudança na percepção das lideranças. A constatação é que a inovação, agora, tem assumido um papel de destaque, ampliando o impacto para a eficiência operacional, com 24% dos respondentes afirmando esperar esse resultado dos projetos de inovação.

Digitalização em evidência

As empresas buscam operar de forma mais enxuta, ágil e eficiente. Embora 68% dos consultados acreditem que a estratégia de inovação é de extrema importância, as organizações ainda não têm metas estabelecidas, tampouco orçamento definido para projetos de inovação.

A maioria, 60% dos participantes do estudo entendem que o digital e a gestão da inovação representam uma visão estratégica e futura do negócio. Mesmo assim, grande parte das empresas não parece ter isso enraizado em cultura e governança. No entanto, o estudo mostra que mais da metade das empresas estão ainda olhando para sua evolução digital a curto prazo, com 53% dos respondentes, dizendo que buscam tanto a inovação quanto a digitalização para resolução de problemas atuais.

 “Com esses novos dados, percebemos que o olhar para a pessoas, performance e tecnologia são fundamentais”, afirma Telmo Costa, CEO da Meta. “Onde tecnologia é uma habilitadora do cenário de eficiência operacional das empresas, contemplando automação, ERP mais avançado, Inteligência Artificial. É importante que os principais executivos entendam esse cenário e olhem para isso, não de forma isolada, e sim integrada, tendo em mente a ampliação da geração de valor do seu negócio”.

 A digitalização é parte importante da transformação e evolução digital das companhias, mas a jornada, em alguns casos, parece estar sendo mais complexa, passando pela avaliação das melhores soluções tecnológicas para cada empresa e cada setor. É um processo de mudanças internas que passam por cultura, liderança, modelo de organização e visão de resultado que possibilitam com que as tecnologias novas reflitam no desempenho e melhora na competitividade.

Não à toa, para 35% das empresas entrevistadas no estudo, reforçam que o maior impacto esperado com a digitalização é exatamente o aumento na eficiência operacional. Para que os colaboradores possam se dedicar a tarefas mais estratégicas e ao core business da empresa.

 “A pesquisa aponta que precisamos criar uma cultura da inovação nas organizações, e esta cultura só será construída com o envolvimento das pessoas, treinamento, desenvolvimento e indicadores de resultado por equipes”, afirma Hugo Tadeu, diretor do Núcleo Inovação e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral. “Não existem processos de inovação se as pessoas não estiverem dispostas a participarem e fundamentalmente mudarem”.

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