Pesquisar
Close this search box.
/
/
Quadrinhos, games e o mercado moldado para os kidults

Quadrinhos, games e o mercado moldado para os kidults

Ser nerd é cool. E o mundo dos geeks é reflexo de uma infância marcada por cultura pop enfiada goela abaixo dos membros da geração Y, que redefiniu os rumos do mercado de consumo e de trabalho. 

Os gordinhos que sofriam na escola, hoje são bem sucedidos, bem informados, gostam de ser bem assessorados por aparatos tecnológicos e facilidades contemporâneas graças à cultura que foi seu berço: os games, quadrinhos e desenhos animados.  E esse novo comportamento foi revolucionário. Hoje, como disse Peter Kronstrøm, no artigo publicado na edição de dezembro da revista Consumidor Moderno, não somos mais escravos do relógio, aliás, reinventamos o relógio e suas funcionalidades.

Após mais de 100 anos de inércia trabalhista pós Revolução Industrial, abandonamos definitivamente o pensamento fabril e trocamos o ponto batido pela produtividade apaixonada dos que cresceram querendo ser o que são. Dos que sonhavam em ganhar a vida desenhando, escrevendo, criando, pensando, provavelmente como almejavam ter inventado aquele jogo viciante ou com o poder de transformação de tal super herói, que passou a infância desenhando e ressuscitando com suas próprias histórias. Como citou o artigo da revista da Harvard, hoje o poder está concentrado nas mãos das pessoas normais, daquele gordinho esquisito de óculos que antes não conseguia sequer falar com a menininha popular. Embora não sejamos exatamente nativos digitais, somos os desbravadores que possibilitaram a existência da geração Snapchat.

Somos aqueles que viam a tecnologia enquanto crianças como algo do futuro, que nos despertava curiosidade, mas tivemos a oportunidade de fazer, de fato, aquilo que sempre quisemos, executar as tarefas à moda dos Jetsons ? e o valor de transformar um sonho em realidade mudou o mundo inteiro. E é exatamente por isso que o empreendedorismo está nas mãos dos Y, porque isso é mais do que a realidade, como é para a nova geração, é o sonho real. Porque vivemos nosso sonho como vivíamos na infância. Somos a geração mais arraigada à infância e suas memórias (um exemplo disso é a quantidade de marmanjos desesperados por um boneco do Super Mario no Mc Donald?s ou por uma foto com o Sr. Barriga na Comic Com). A maneira como nosso comportamento foi acidentalmente moldado para isso é bem exemplificada por essa pesquisa da Bentley University , noticiada pela Forbes, que aponta a geração Y como os verdeiros empreendedores.

A grande sacada é: hoje a experiência é muito mais valorizada do que o resultado, por isso todo o processo precisa ser tratado de forma especial, cuidadosa e perfeccionista.  Mas existe o lado negro da força, a geração Y tem em empreendedorismo o que falta em cuidados com o dinheiro, algumas prospecções são bem catastróficas em relação a uma economia que é dominada pela nossa geração (como essa do HuffPo Canada).  Existe ambição, vontade de crescer e ganhar, mas isso é encarado como consequência. Dinheiro é bom, mas e daí? Apesar da diferença cronológica, existe uma frase que define com perfeição nossa forma de comportamento: ?I don?t care too much for money, money can?t buy me love?.

* Paula Furlan é editora do portal Consumidor Moderno.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]