Pesquisar
Close this search box.
/
/
Vale a pena abrir mão da proteção de dados para marcas na internet?

Vale a pena abrir mão da proteção de dados para marcas na internet?

Cada vez mais, entra na balança uma experiência personalizada com a proteção de dados pessoais; pode-se resolver esse impasse?

Entre as muitas consequências de um mundo completamente conectado, existe uma que aparece de novo e de novo para nos fazer duvidar das vantagens da internet: a falta de proteção dos nossos dados. A maioria das pessoas deve ter percebido que não há como esconder muito do mundo online – nossas buscas, assuntos de mensagem e mais sempre vão nos perseguir nos anúncios que pulam na tela.

Nos últimos anos, houve um aumento considerável na discussão de quais dados podem ser compartilhados ou não. Afinal, não raramente encontram-se documentos e dados de compras de uma região inteira, circulando por aí, sendo usados para vender mais.

Leia mais:
Telegram: Senacon, DPDC e Anatel discutem proteção ao consumidor

Isso vem realmente de uma coleta minuciosa de dados de empresas querendo saber exatamente o que você faz e procura. Esses dados, então, são usados para criar propagandas, buscas, acessos, etc. que dialoguem completamente com suas atividades online.

Aí que surge o impasse. De acordo com Philipp Schindler, vice-presidente sênior do Google, 80% das pessoas se preocupam com a proteção de dados pessoais vazados na internet. Mas, ao mesmo tempo, um estudo da Demand Gen Report mostra que as pessoas querem serviços personalizados na hora de comprar. Como, então, oferecer um serviço que analisa amplamente os dados mas, ao mesmo tempo, protege e respeita as informações do comprador?

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

First-party data driven

As vendas na internet têm, hoje, o principal objetivo de serem irresistíveis. Para isso, o marketing precisa se desenvolver bem para apresentar “iscas” cada vez mais certeiras e caminha para o lado mais pessoal. Isso só é possível de entender se a pessoa, como cliente, desistir (pelo menos em partes) da proteção de dados.

Antigamente, esses dados eram obtidos em vendas e arrecadados de maneiras muitas vezes imperceptíveis ao consumidor. Hoje, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) impede essa “pesca”, e dá um pouco mais de autonomia aos consumidores e valoriza a proteção de dados – são os usuários que decidem ativamente quais informações compartilhar com cada site. Ou seja: você entra em uma empresa e escolhe compartilhar com ela, e apenas ela – isso chama-se “first-party data”, algo como “dados primários” – conseguidos ali, e não de terceiros.

Leia mais:
Proteção ao Consumidor Digital: como aumentar a resolutividade no e-commerce?

Essa é a grande sacada do novo marketing: se uma loja souber exatamente o que você procurou dentro dela, e como procurou, pode adaptar os anúncios para te atrair a partir daquilo do que você gosta. Com dados específicos das buscas e atividades, fica mais fácil fidelizar clientes. E não é uma quebra da proteção de dados.

Um exemplo de como isso se aplica é a campanha de fim de ano da Vans. A marca entendeu quem entra em suas lojas e portais e busca seus produtos, e lança regularmente campanhas baseadas em perfis: de skatistas a mães buscando produtos de volta às aulas. É a mesma empresa, os mesmos produtos, mas objetivos completamente diferentes. Com campanhas específicas, a marca viu um crescimento de 86% das vendas no período!

Isso quer dizer que a empresa pôde entregar algo que agradou mais ao cliente e o impulsionou a comprar apenas porque, anteriormente, o cliente abriu-se o suficiente para mostrar o que buscava. É a união de compartilhamento de dados e personalização da propaganda.

Omnicanalidade

Outro ponto essencial para vender diretamente para os consumidores é entender como as pessoas consomem aquilo. E lugares que poderíamos imaginar ser similares podem ser tão diferentes como água e vinho. Por exemplo: o Google descobriu como  vídeos precisam de cortes diferentes para funcionar. No YouTube, o melhor é horizontal. Nos shorts, funciona na vertical. Muitos lugares ainda exigem quadrado. É preciso, então, atender à demanda e ter três formatos do mesmo vídeo – além de, claro, saber onde passar cada um deles.

Conheça o Mundo do CX

Isso significa que as empresas precisam não apenas ver suas buscas, mas entender como você busca isso. Mas, nesse meio tempo, não se pode ultrapassar os limites da proteção dos seus dados. Torna-se um desafio, como explicou Nicky Rettke, VP de Product Management do YouTube Ads: “A jornada do cliente não é mais linear, por isso precisamos ter uma visão holística para entender todos os aspectos do negócio” – e isso tudo respeitando a privacidade do cliente.

O Google, então, trabalha em duas frentes: entregar a melhor navegação e respostas completas para os usuários, enquanto, ao mesmo tempo, tenta ajudar as empresas a entender aquelas pessoas, mas sem ultrapassar os limites da proteção de dados.



+ NOTÍCIAS
O público está no digital. E agora, como as marcas devem agir?
Proteção ao consumidor inibe ou incentiva a inovação?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]