/
/
Proteção de dados: 5 tendências para 2016

Proteção de dados: 5 tendências para 2016

VP da Arcserve aponta em quais direções a tecnologia deve seguir este ano

O mercado de backup e recuperação está se transformando rapidamente. Os desafios apresentados vão desde o uso de várias soluções pontuais até o apoio em recursos desgastados que vão exigir uma mudança fundamental em relação à capacidade de recuperação dos dados corporativos. Neste cenário, em 2016 os fabricantes precisarão oferecer soluções que simplifiquem a proteção uma ampla variedade de ambientes, com recursos de recuperação garantida e que reduzam os custos. As seguintes tendências vão orientar a evolução das tecnologias neste ano:

Leia também:
6 coisas para avaliar antes de investir em Tec 

1. Aumento das soluções híbridas: Aumentará o número de soluções de backup e recuperação que protegem ambientes híbridos, com o apoio da disponibilidade de infraestruturas em nuvem compatíveis com retenção a longo prazo. A recuperação de desastres em nuvem como serviço (DRaaS) pode oferecer vantagens significativas de custo sobre os métodos convencionais de recuperação e sem prejudicar o desempenho.

2. Avanços na proteção de dados em sistemas virtuais: Os avanços na proteção de dados dos sistemas virtuais continuarão, com aprimoramentos substanciais em sistemas de migração, monitoramento, administração de armazenamento e replicação (local para a nuvem e de nuvem para nuvem). Uma vez que a adoção de sistemas virtuais segue aumentando, os usuários precisam de suporte para os ambientes mistos baseados em hypervisors) já que muitas empresas ainda vão precisar de sistemas físicos para seus aplicativos essenciais, de desempenho e confiabilidade. Segundo pesquisa recente da Arcserve na América Latina, 47% dos clientes da empresa já possuem mais da metade de seus ambientes virtualizados.

3. As empresas buscam a nuvem: O aumento de aplicativos corporativos na nuvem reforçará a necessidade de proteger os dados corporativos nestes ambientes. Por isso, as soluções para backup e recuperação trarão novos recursos para proteger esses aplicativos, em termos de retenção a longo prazo e para atender os requisitos de conformidade das empresas.

Leia também:
Rede cria canal para desenvolvedores 

4. O controle de custos é fundamental: As avaliações de controle de custos continuarão a guiar os usuários finais a encontrar formas de reduzir os custos com proteção de dados, sem prejudicar o desempenho nem aumentar os riscos. Formas importantes de reduzir custos associadas ao backup a longo prazo, retenção e recuperação de desastres serão: consolidação de produtos, redução de dados, otimização da WAN por conta de recursos como desduplicação e compactação, e adoção de nuvens públicas.

5. O armazenamento em fita é fundamental para a proteção de dados: Diferente do que todos acreditam, a fita continuará sendo uma mídia importante de armazenamento confiável, acessível e de alta capacidade e durabilidade para cenários de retenção de longo prazo. Inovações na densidade, desempenho e confiabilidade da mídia, aliadas a constatação de que a durabilidade dos dados supera praticamente qualquer outra forma para continuidade dos negócios continuarão dando à fita um lugar de destaque no data center híbrido. Segundo outra pesquisa Arcserve, 51% das empresas possuem a fita como destino final de seus backups.

São diversas as adaptações que as empresas precisarão fazer para atenderem a estas demandas. O mercado pede por mudanças rápidas e toda empresa precisa estar pronta para recuperar seus dados no caso de um incidente.

* Daniela Costa é vice-presidente da Arcserve para a América Latina.

Leia também:
Privacidade: quer pagar quanto? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]