Pesquisar
Close this search box.
/
/
Promoções fazem do Dia do Consumidor uma nova Black Friday

Promoções fazem do Dia do Consumidor uma nova Black Friday

Se a data de novembro serve como antecipação para o Natal, o Dia do Consumidor impulsiona a compra de bebidas e alimentos, e o motivo seria a Páscoa

Há quem diga que o Dia do Consumidor, celebrado neste dia 15 de março, ainda tem muita lenha para queimar e pode até rivalizar com a Black Friday. O estudo Google Survey, produzido pela empresa de Mountain View, afirma que está crescendo o número de brasileiros que conhecem a data. O levantamento mostrou que quase um terço dos entrevistados conhecem a data ou quase algo em torno de 35 milhões. Além disso, o mesmo estudo mostra que o brasileiro está associando o dia como uma data comercial. Prova disso, dois terços disseram ter encontrado as promoções que procuravam em 2018.

Crédito: Google Survey 2019

O varejo já está de olho nesse crescimento. O estudo mostra que o Dia do Consumidor já não se resume a um determinado dia. Hoje, ele já representa uma semana inteira de promoções e os motivos são apontados no Google Survey: de acordo com o levantamento, as principais lojas virtuais do Brasil têm 13 milhões de visitas a mais nesses dias, e os downloads de aplicativos de varejistas crescem 26% ao longo da semana. No próprio Dia do Consumidor, esse aumento é de 23%3.

Crédito: Google Survey 2019

O estudo também comparou as pesquisas feitas em 2018 e no ano passado. E o resultado surpreende: as buscas relacionadas ao Dia do Consumidor praticamente dobraram no período, e 73% das pessoas que compraram na data começaram a pesquisar uma semana antes, reforçando a ideia de que esse período de compras vai além de um só dia.

Crédito: Google Survey 2019

Produtos mais procurados
O hábito de consumo é outra característica que chama a atenção no Dia Mundial do Consumidor. Hoje, a Black Friday, por exemplo, transformou-se na desculpa perfeito do consumidor de antecipar as compras de natal – o que reforça a sensação de que as duas datas já rivalizam. No Dia Mundial do Consumidor, o foco do brasileiro é a compra de bebidas e alimento, e o motivo seria a Páscoa.

De acordo com o Google Survey, comidas e bebidas lideram na data, sendo comprados por 35,4% das pessoas, e ainda tiveram 65% de crescimento nas buscas. “E por que os Alimentos e Bebidas têm tanto peso no Dia do Consumidor? Uma das respostas está na Páscoa. Nos últimos anos, a proximidade entre as duas datas levou a um grande aumento de buscas por chocolates e por outros produtos relacionados ao feriado”, conclui a pesquisa.

E os demais produtos?
O estudo do Google mostra que outras categorias de produtos não devem ficar para trás. Outro estudo, desta vez produzido pela Ebit/Nielsen, aponta que as categorias eletrônicos, eletrodomésticos, moda e acessórios, casa e decoração, além de perfumaria, devem ser as mais buscadas pelo consumidor. Entretanto, está crescendo o interesse do consumidor por alimentos e bebidas, pet shop, papelaria e turismo.

O Zoom, site e aplicativo comparador de preços e produtos, também realizou um estudo sobre os itens mais desejados pelo consumidor. E, mais do que isso, apontou os dois itens de maior desejo: em primeiro, aparece o smartphone Samsung Galaxy J8 SM-J8 10M 64GB 16m0 MP 2 Chops Android 8.0 (Oreo) 3G 4G Wi-fi. Em seguida, aparece Motorola Moto G G7 Plus XT1965-2 64GB Qualcomm Snapdragon 636 16,0 MP Android 9.0 (Pie) 3G 4G Wi-fi. Levantamento de alertas de preço realizado entre os dias 7 de fevereiro e 7 de março de 2019.

Promoções
Mas e o que o consumidor pode esperar de promoção para o Dia Mundial do Consumidor em 2019. Há promoção e descontos de livros, passagens aéreas, cruzeiros marítimos, isenção de pagamento de frete na compra de flores pela internet e até promoção para leilão de carro na internet.

A Saraiva, por exemplo, dará desconto tanto na loja física quanto no e-commerce. Nas lojas físicas, alguns filmes podem ser encontrados com até 70% de desconto; colecionáveis a partir de R$ 59,90; e Música até 50% OFF em itens selecionados. Em games, a rede traz a mecânica promocional pague 2 e leve 3 e oferece cupom de 10% OFF para uma seleção de jogos, incluindo lançamentos.

A Casas Bahia vai promover a liquidação “Economia do seu jeito. Porque aqui tem o melhor negócio!”. A ação, que traz ofertas e condições de pagamento especiais durante todo o mês, terá descontos de até 80%. Os clientes poderão dividir o pagamento de suas compras em até 24 vezes fixas no cartão Casas Bahia e no carnê, ou parcelar em até 14 vezes sem juros no cartão da rede.

Já as lojas Extra Hiper, Extra Super, Mercado Extra e Mini Extra abriram mais cedo, às 7h, para realizar a campanha Ofertaço do Consumidor, que traz oportunidades em todos os setores da loja e descontos nos postos de combustível e drogarias da rede e condições de pagamento diferenciadas.  Como parte da ação promocional, nesta sexta-feira, sábado e domingo (15, 16 e 17/03) a gasolina comum e a gasolina aditivada serão comercializadas com R$ 0,15 de desconto para quem ativar a oferta pelo app. Os clientes que possuem cartões Extra terão mais R$ 0,10 de desconto, totalizando R$ 0,25. No mesmo período, em todas as lojas físicas da rede, comprando com os cartões Extra, o cliente poderá parcelar produtos eletroeletrônicos em até 30 vezes sem juros. Também será lançada a campanha Meus Selinhos de Desconto, que oferecerá descontos exclusivos aos clientes que desejarem adquirir panelas importadas selecionadas da marca holandesa Royal VKB revestidas em Teflon™.

Já a VIP Direto, aplicativo de leilão que conecta pessoas que vendem e compram veículos, realizará um pregão especial no dia 15, às 18h. Na ocasião, serão disponibilizados alguns carros com lances iniciais de R$ 1 mil. Para participar basta baixar grátis o aplicativo disponível nas plataformas Android ou iOS ou se cadastrar no site www.vipdireto.com. Na lista estão um Captiva, modelo 2009, e um Clio, modelo 2013.

Bolsas e mochilas também entram em promoção. A Le Postiche dará descontos de até 30% nesses itens. Já a Nespresso fará diversas ações promocionais, dentre elas a oferta da máquina Inissia na cor preta, que sai por apenas R$ 249 e o cliente ainda ganha R$ 100 em crédito para aquisição de cápsulas. As ofertas estarão disponíveis até o dia 24 de março nas Boutiques da marca, pelo telefone (0800 7777 737) e também pelo site especial dedicado para o período: www.nespresso.com/br/pt/ofertas-especiais.

A PlayKids, empresa que produz conteúdo educativo para as famílias, está oferecendo descontos durante a campanha Fun Week, com duração entre os dias 11 e 17 deste mês. O acesso ilimitado ao aplicativo sai por R$ 9,90/mês ou R$ 99,90/ano. Nele, há desenhos infantis, jogos, livros e atividades educativas, entre outros conteúdos.

Descontos em Viagens
Há também promoções em viagens. A MaxMilhas, plataforma que vende passagens aéreas com desconto, criou a campanha Semana do Consumidor – Um dia é pouco pra quem merece viajar mais. A empresa promete o site ofertas especiais para todo mundo viajar com economia. Para acessar os cupons e acompanhar os descontos disponíveis todos os dias, basta acessar o link: semanadoconsumidor.maxmilhas.com.br/. A promoção termina no dia 15 de março.

A Costa Cruzeiros também dará descontos nas viagens feitas de navio. A empresa disponibilizou mais de 100 roteiros pelo Mediterrâneo e Norte da Europa da companhia marítima com descontos de até 20%. A ação já está em vigor e segue até 31 de março. A campanha promocional contempla os roteiros de 7 a 11 noites a bordo dos navios Costa Diadema, Costa Pacifica, Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Costa Fortuna, Costa Magica e Costa Mediterranea, com saídas programadas entre os meses de abril e novembro deste ano. As viagens têm opções de roteiros por quase 20 países: Itália, Espanha, Malta, Portugal, França, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, Holanda, Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Rússia, Estônia, Polônia, Lituânia, Letônia e Marrocos.

O Mercado Livre também promete descontos em mais de 90 mil ofertas, de segmentos diversos como esportes e fitness, informática; celulares e automotivos, entre outros, com até 50% de desconto, possibilidade de parcelamento em até 12 vezes sem juros e frete grátis para compras acima de R$ 120.

Flores com frete grátis
Já a Giuliana Flores, e-commerce de flores, informa que os produtos mais vendidos da Giuliana Flores poderão ser adquiridos com frete grátis até o dia 17. Além disso, uma seleção especial de produtos mais vendidos contemplará até 50% de desconto. O site MadeiraMadeira, e-commerce de produtos para casa, terá descontos de até 75% de desconto no dia do consumidor. Após o dia 15 e até o final de março, o site ainda traz algumas ofertas no Fecha Mês do Consumidor.

Agora é só escolher, refletir sobre os seus direitos como consumidor e boas compras.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]