Pesquisar
Close this search box.
/
/
Procon-SP notifica Bassar sobre contaminação de petiscos para cães

Procon-SP notifica Bassar sobre contaminação de petiscos para cães

Empresa terá que dar explicações sobre composição dos produtos, indicações de consumo e apresentar documentos que comprovem teste de qualidade

Os casos de morte e suspeita de intoxicação de cães após ingerirem os produtos Snac Cuidado Oral Hálito Fresco, Dental Care e Everyday, da marca Bassar, têm mobilizado órgãos de defesa do consumidor e a Polícia Civil em todo o país.

Há registros de intoxicação em Minas Gerais, Goiás, no Distrito Federal e em mais oito estados brasileiros. Diante disso, o Procon de São Paulo notificou a empresa a prestar esclarecimentos sobre a composição dos produtos e indicações de consumo.

Foi solicitado que a Bassar Indústria e Comércio apresente a tabela nutricional dos produtos com suspeita de contaminação, assim como as indicações de consumo por raça, peso, idade e as contraindicações. O Procon-SP também pediu à empresa a autorização de comercialização dos produtos investigados emitida pelos órgãos competentes.

A Bassar deverá enviar documentos que comprovem os testes de qualidade realizados nos produtos que compõem os lotes sob investigação. A marca precisará indicar para o Procon a quantidade de produtos pertencentes ao grupo investigado disponibilizados no mercado de consumo. Todas essas informações devem ser encaminhadas ao órgão de defesa do consumidor até a próxima terça-feira (13/09).

Em entrevistas à imprensa, entidades de defesa do consumidor explicam que as pessoas que adquiriram os produtos Bassar têm direito de devolvê-los e pedir o reembolso do valor pago nas lojas em que compraram os petiscos. Os tutores também podem levar os produtos até órgãos de inspeção sanitária para que seja feita uma análise para saber se os mesmos estão contaminados ou não.

Já nos casos em que os cachorros tiveram a saúde impactada após a ingestão dos petiscos, os órgãos de defesa do consumidor orientam os donos dos animais a procurarem o Procon ou até uma delegacia local para que seja aberta uma investigação.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento determinou na última sexta-feira o recolhimento de todos os lotes de produtos da Bassar por conta das inúmeras denúncias de suspeita de contaminação e risco para a saúde dos animais.

Posicionamento Bassar

Em nota, a Bassar, responsável pela fabricação dos petiscos, informou que foi pega de surpresa com os casos de intoxicação e afirmou que utiliza apenas um aditivo alimentar presente em alimentos para humanos e animais em todo o mundo em sua fórmula: o propilenoglicol. Segundo a empresa, os produtos com suspeita de contaminação foram recolhidos das lojas e a fábrica passou por uma inspeção do Ministério da Agricultura.

Posicionamento PETZ

A Petz, conhecida rede de petshops, é uma das empresas que comercializa os produtos Bassar. Desde que as suspeitas de intoxicação foram identificadas, a Petz tem emitido comunicados para orientar os clientes.

Na tarde de hoje, mais um comunicado foi publicado na página da rede esclarecendo que até o momento foram realizados dois laudos periciais nos produtos considerados suspeitos: Dental Care e Everyday. Nas análises, segundo a Petz, foi constatada a presença do composto Monoetilenoglicol no lote 3467 do petisco Bassar Dental Care.

A Petz informou que vai seguir acompanhando a análise dos lotes dos produtos e que retirou voluntariamente os produtos em questão dos pontos de venda da rede em todo o país.

“Criamos um canal de teleorientação com uma equipe especializada de médicos veterinários, para orientar os tutores que adquiriram tais produtos e identificaram algum tipo de alteração na saúde do pet, sobre os protocolos de saúde a serem seguidos: 11 3434-6980.”, explica a Petz no comunicado.


+ Notícias

Brasil está entre os cinco países com mais ataques ransomware do mundo

Panini é notificada por demora na entrega de álbum da Copa

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]