A Volvo acaba de anunciar seu novo presidente para a operação brasileira: Marcelo Godoy, ex-diretor financeiro da companhia. O novo gestor assume a vaga deixada por Luis Rezende, que passou a ocupar, em novembro, o cargo de head de Global Importers e comandar a operação de mais de 60 países.
Godoy iniciou sua carreira na empresa há oito anos como gerente financeiro. Na sequência, ocupou a cadeira da diretoria da área para a operação no Brasil e, depois, para toda a América Latina. Formado em Economia pela Fundação Santo André, Marcelo Godoy possui uma bagagem de mais de 25 anos de experiência no setor financeiro.
O principal objetivo do novo diretor é estabelecer o novo lançamento da Volvo no Brasil, o EX30 – carro SUV compacto elétrico recém-lançado em todo o mundo. Diferentemente de outros carros elétricos de alta qualidade, o valor não alcança preços estratosféricos – entre R$ 219.950 e R$ 279.950 nas diferentes versões. Além disso, a empresa pretende dobrar o tamanho da operação no país.
Para alcançar esses objetivos, Godoy pretende investir nas pessoas e na cultura da empresa. “Um dos principais fatores para eu aceitar este novo desafio é o time que temos”, afirma Marcelo Godoy, que assumirá a cadeira da presidência da Volvo Cars Brasil a partir de janeiro de 2024. “Com a marca que construímos aqui nos últimos anos, a cultura organizacional que é muito forte, sei que meu trabalho será muito facilitado e atingiremos todos os objetivos que precisarmos”.
Eletrificação da frota
A chegada do novo presidente vem junto com o anúncio de que a Volvo irá fazer o repasse médio de 7,7% do Imposto de Importação de seus carros elétricos para o consumidor final a partir de janeiro de 2024. A decisão foi tomada após a retomada do imposto de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in. Em 2024, as taxas serão de 10% e 12% para carros a bateria (BEV) e híbridos plug-in, respectivamente, e poderão alcançar 35% até julho de 2026.
Dessa forma, a Volvo irá repassar um valor reduzido ao consumidor final para garantir maior previsibilidade aos seus clientes sobre o impacto da retomada do imposto no momento da aquisição de um novo veículo. No caso do EX30, o ajuste será de apenas 5%, enquanto modelos XC40 e C40, e XC60 e XC90 da companhia receberão o repasse de 10%.
“Foi uma decisão muito estudada de como iremos traçar o futuro da companhia no curto prazo”, explica Godoy. “Acreditamos que este formato seja o melhor para deixar claro ao mercado quais são os nossos objetivos comerciais, além de dar ao consumidor a tranquilidade para adquirir seu carro sem surpresas”.
Godoy acrescenta que a Volvo possui destaque global devido à sua estratégia de eletrificação. “Este é um caminho longo, que estamos percorrendo desde 2020, quando instalamos as nossas primeiras estações de recarga. Hoje, além de uma empresa que vende carros, somos uma empresa que investe na mobilidade sustentável. A Volvo Car Brasil contribui com a infraestrutura do país com um investimento de mais de R$ 70 milhões em mais de 100 eletropostos rápidos em todo o Brasil para usuários de carros elétricos de qualquer marca”.
Planos para o futuro
Uma vez que a companhia tem como meta global a comercialização exclusivamente de carros 100% elétricos até 2030, a Volvo aponta que a decisão do governo não irá alterar a estratégia de crescimento no Brasil. O país foi a segunda operação da empresa a avançar nesse objetivo e, desde 2021, eliminou os carros a combustão de seu portfólio. A expectativa é de que, até 2025, 80% da carteira de produtos seja elétrica.
Somente em 2023, a Volvo comercializou mais de 7,500 carros, representando um crescimento de mais de 70% na comparação com o ano anterior. Com a chegada do novo modelo EX30 – que se encontra em pré-venda e já teve mais de duas mil reservas feitas –, o objetivo é alcançar a marca de 17 mil carros vendidos no Brasil em 2024.