Pesquisar
Close this search box.
/
/
“O futuro será elétrico” diz presidente da Renault

“O futuro será elétrico” diz presidente da Renault

Empresa lançou seu primeiro carro elétrico com a nova identidade da marca em meio ao aumento da demanda por veículos elétricos no Brasil e a pressão sobre a tributação de importação

Em meio a discussão sobre a tributação de importação dos carros elétricos e a pressão no governo por parte das montadoras que produzem carros no Brasil – além da batalha que as montadoras chinesas BYD e GWM vêm enfrentado no país – e o questionamento do consumidor se o carro elétrico ficará mais caro ou barato, a Renault, anunciou na tarde de ontem, em um evento fechado para autoridades, C-levels, clientes e jornalistas seu primeiro carro elétrico com a nova identidade da marca, o Megane E-Tech.

De acordo com Ricardo Gondo, presidente da Renault, a eletrificação no país acontecerá de forma gradual. No entanto, se mostrou bastante otimista quanto ao futuro da mobilidade elétrica no mercado automotivo. Além disso, a empresa já está atendendo às demandas de clientes corporativos no Brasil, incluindo o governo e empresas ao realizar projetos com os veículos elétricos, tendo o objetivo de reduzir a emissão de carbono.

“No Brasil, acreditamos que o futuro será elétrico. Temos uma transição longa, nesse período todas as tecnologias estarão disponíveis, passando pelo híbrido Flex. No dia a dia com nossos clientes já observamos a demanda pelo veículo elétrico. Os clientes querem ter acesso as tecnologias do veículo elétrico. Por outro lado, atendendo as demandas dos nossos clientes corporativos nós já realizamos uma série de projetos com veículos elétricos no Brasil, incluindo o poder público e empresas com o objetivo de reduzir a pegada de carbono por meio da eletrificação dos ‘frames’”. Enfatiza Ricardo Gondo.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Consumidor e a intenção de compra

De fato, os consumidores brasileiros estão mais intencionados em adquirir carros elétricos. Nos últimos meses, as vendas de veículos eletrificados, incluindo híbridos e elétricos, experimentaram um aumento notável no Brasil. De janeiro a agosto deste ano, o total acumulado quase se equiparou ao volume de 49,2 mil unidades registradas em 2022, conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (Abve).

O crescimento exponencial e a popularidade que os veículos elétricos têm ganhado nos últimos anos é o reflexo dos impactos na redução do consumo de combustíveis fósseis, na capacidade da utilização de energia solar como fonte limpa e renovável. Em resposta a essa demanda crescente, empresas no mercado automotivo estão buscando lançar produtos inovadores que também promovam a sustentabilidade.

Ricardo explica que o lançamento está aliado as práticas inovadoras tecnológicas, com o objetivo de reduzir a pegada do carbono “Os conceitos do ESG estão no centro da construção estratégia de negócio. No aspecto ambiental, temos objetivos claros de descarbonização em todo o Grupo. Demos um importante passo para evoluir ainda mais com a estratégia de gestão energética nos tornando alto produtores de energia elétrica de origem fotovoltaica”.

Adaptação do cliente à experiência do veículo elétrico

Uma mudança para um veículo elétrico não se trata apenas de trocar um motor a combustão por um motor elétrico. É uma mudança de paradigma que requer uma adaptação do comportamento do cliente. Nesse sentido, a companhia está investindo em ajudar os clientes a compreenderem melhor as tecnologias envolvidas e a utilizarem o veículo da forma mais eficiente possível.

Um dos principais focos é a experiência do cliente desde o momento da compra até o uso diário. Isso envolve não apenas a qualidade do veículo em si, mas também o suporte ao cliente e a entrega do veículo. Para Aldo Costa, diretor de marketing da Renault, a ideia é proporcionar uma experiência abrangente e positiva ao cliente ao longo de toda sua jornada com o veículo elétrico.

“A jornada da experiência do veículo elétrico transcende o próprio veículo. O comportamento do cliente está se adaptando aquilo que é a experiência de um veículo elétrico. A gente tem se preocupado bastante com isso e temos estudados quais são as etapas que o cliente precisa de uma interação da marca ou de um suporte, seja para um entendimento melhor das tecnologias ou colocar em prática da melhor forma o que o veículo tem a oferecer”. Pontua Aldo Costa.

Conheça o Mundo do CX

A inovação tecnológica tem desempenhado um papel significativo e está moldando o futuro da mobilidade. Com isso, os clientes passaram a enxergar muito além da marca de um veículo elétrico e sim passaram a ver essas montadoras como empresas tecnológicas, o que fez com as marcas tivessem um olhar mais personalizado para atender a esse cliente.

“Temos um trabalho muito forte não somente do próprio veículo da experiência ao cliente, mas também, através da experiência do concessionário, na entrega do veículo, na explicação sobre os feitos do veículo e obviamente através do digital. Temos uma preocupação e visão sobre como vamos fazer a formação desse cliente durante essa jornada, para que a experiência dele tenha a menor quantidade de ruídos possíveis, seja prazerosa e fluida” explica Aldo.

Megane E-tech 100% elétrico

O primeiro veículo com a nova identidade da Renault no país se destaca pelo seu design inovador, além de ser 100% elétrico e com inovação high- tech.

Na vanguarda da mobilidade elétrica e com uma década de concepção, desenvolvimento, fabricação e comercialização de veículos elétricos, no mundo, são mais de 450 mil veículos 100% elétricos da companhia circulando.

O Grupo francês está trazendo toda essa expertise para o Brasil, com uma gama E-Tech formada por veículos de passeio e utilitários. Além do lançamento do Megane E-Tech, a Renault também confirmou a vinda para o país do Kangoo E-Tech 100% elétrico.



+ NOTÍCIAS
Oportunidades impulsionam mercado de veículos elétricos no Brasil
Crescem vendas de veículos elétricos e soluções em energia limpa

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]