/
/
Premiê espanhol exalta papel do varejo na retomada econômica

Premiê espanhol exalta papel do varejo na retomada econômica

Abertura do World Retail Congress, em Madri, teve fala do presidente Mariano Rajoy. Destaque também para Dimas Alvarez, chairman da El Corte Inglés, rede varejista de 15 bilhões de euros

A abertura do World Retail Congress – WRC – contou com a presença do primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, que demonstrou seu apoio integral ao poder do varejo como gerador de empregos e oportunidades. Rajoy destacou que o pais está agora no quinto ano consecutivo de crescimento.

Para 2018, o crescimento econômico projetado é de 2,5%. “O país está firmemente comprometido com o tema do evento – inovar para ganhar – e o governo quer apoiar empresas que buscam inovar. O varejo representa mais de 12,5% do nosso PIB e dois de cada três pessoas empregadas hoje estão no comércio, particularmente o pequeno comércio”, enfatizou o líder espanhol.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

O premiê espanhol destacou que o País enfrenta a terceira grande revolução de sua história, a revolução digital. Para ele, a digitalização não é apenas uma questão de competitividade, é também fator de inclusão, de bem-estar e liberdade e, para isso, é necessário oferecer internet de qualidade para todos os espanhóis.

O comercio eletrônico cresce anualmente a taxas superiores a 25%, criando oportunidades e novos negócios. “A internet ajuda a descentralizar os negócios e a fomentar o pequeno comércio, baseado em digitalização, internacionalização e formação, para ajudar a desenvolver a economia de modo sustentado”.

De certa maneira, a agenda corporativa está bem presente no discurso e na prática do governo espanhol. Trata-se de um país friendly para os negócios e consciente do que significa a transformação digital e o poder da inovação para gerar novos negócios e crescimento econômico.

Para finalizar, o líder espanhol destacou a força do turismo espanhol, que faz do país o segundo maior destino turístico do mundo, com mais de 30 milhões de visitantes anuais e consumo da ordem de 87 bilhões de euros. Definitivamente, a Espanha está no bom caminho. Um país que insiste em nos mostrar como tornar nosso país mais atrativo para o varejo, o turismo e a inovação. Quando o Brasil conseguirá aprender?

Varejista de 15 bilhões de euros

Além de Mariano Rajoy, a abertura trouxe ainda Dimas Giménez Alvarez, Chairman do El Corte Inglés. Alvarez comanda um grupo que fatura 15,5 bilhões de euros, tem mais de 90 mil empregados, recebe mais de 670 milhões de consumidores por ano e tem mais de 11 milhões de clientes portadores do private label.

Uma potência que pratica o modelo de lojas de departamento, antepassado dos grandes marketplaces eletrônicos da atualidade. Alvarez ressaltou que o varejo é a ponta de uma indústria imensa que congrega indústrias, fornecedores e designers. E todos eles estão diante da força monumental da transformação digital. “O varejo significa crescimento, oportunidades e prosperidade”, ressaltou o CEO em breve fala.

WRC

O World Retail Congress – WRC – é praticamente uma reunião de cúpula de grandes varejistas, que expõem de modo objetivo seus desafios, aprendizados, ideias e estratégias para enfrentar o estágio atual do segmento nos diferentes mercados mundiais. Uma oportunidade de aprendizado excepcional, que normalmente não é muito apreciada no Brasil.

Leia também: 

Lideranças estão petrificadas diante da transformação digital

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]