A expectativa de vendas para o Dia das Mães é de queda, pelo menos em São Paulo. Nem por isso, contudo, os preços ficarão mais em conta. Segundo pesquisa da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), os itens mais buscados para a data estão com preços mais altos do que a média superior à inflação acumulada em 12 meses terminados em março.
Na Região Metropolitana de São Paulo, neste período, a inflação média acumulou uma variação de 9,84%. Mas presentes típicos para a data estão com uma inflação de 23,8% – é o caso das joias.
Computadores ficaram 16,2% mais caros no período, seguidos por televisores (16,1%) e bicicletas (14,6%). Alguns itens de vestuário, que seguem como os principais itens de escolha para presente, também estão mais caros: é o caso de blusas (13,5%) e lingeries (11,7%).
Alguns produtos subiram abaixo da média da inflação no período e figuram, assim, como opções mais vantajosas na lista de presentes: sandálias (1,1%), os sapatos femininos (2,1%), as bolsas (6,6%), os perfumes (9%) e os artigos de maquiagem (9,5%).
Alguns itens apresentaram queda nos preços e estão mais em conta: as bijuterias registraram queda 3,2% nos últimos 12 meses, seguidas pelas flores naturais, que registraram aumento médio de preço de apenas 0,8%.
Promoções?
Um fator que pode fazer os varejistas oferecerem preços menores para a data são os estoques, que estão altos. Em abril, 41,6% dos empresários entrevistados disseram estar com estoque de mercadorias acima do adequado – o que significa 6,1 pontos porcentuais acima do registrado em abril do ano passado e o maior valor da série história iniciada em junho de 2011.
Ou seja, apesar do conservadorismo dos empresários e da redução dos pedidos junto a fornecedores, os estoques do varejo paulistano permanecem elevados, o que, por sua vez, tende a estimular promoções e liquidações para o Dia das Mães e resultar em boas oportunidades de economia.