/
/
Veja o que teremos no Simpósio sobre a Lei do Superendividamento

Veja o que teremos no Simpósio sobre a Lei do Superendividamento

No próximo dia 31, a Consumidor Moderno promove um simpósio sobre o superendividamento. Entre outros assuntos, falaremos sobre o papel dos Procons com a nova lei, a jornada de renegociação da dívida e muito mais

No próximo dia 31, a Consumidor Moderno vai promover um grande Simpósio sobre a Lei do Superendividamento. Aliás, você já sabe o que é o superendividamento?

Estamos correndo para preparar o melhor evento para todos, inclusive com algumas surpresas. Hoje iremos antecipar o que iremos discutir no evento.

Superendividamento, Procons e Justiça

Uma das novidades previstas na lei do Superendividamento é a criação de critérios mínimos para a renegociação de uma pessoa superendividada, seja sob a mediação de um Procon ou de um juiz togado.

Na Justiça, se o consumidor não concordar com a proposta de renegociação no processo, o juiz poderá criar e impor o chamado plano judicial compulsório. Nele, o juiz poderá determinar o pagamento da dívida do superendividado em até cinco anos, sendo que a primeira parcela será devida no prazo máximo de 180 dias, a contar da homologação do plano.

Já no caso dos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, caso dos Procons, o consumidor terá o direito de renegociar a dívida em até 5 anos, desde que seja preservado o mínimo existencial.

Nós teremos um painel com entidades, juízas especializadas no superendividamento e empresas vão dizer o que pensam sobre os acordos e até como eles poderão ser celebrados.

A lei e a experiência do cliente

Já notou que o relacionamento entre empresas e clientes anda cada vez mais automatizados? O motivo é que existe um número crescente de empresas apostando em chatbots com inteligência artificial no relacionamento com o cliente, seja para tirar dúvida ou até oferecer um produto.

Para tentar “adivinhar” os desejos dos consumidores sem precisar falar com eles, empresas analisam os hábitos dos consumidores e, a partir disso, desenham jornadas de relacionamentos para diferentes perfis de consumidores. É o que acontece com a oferta de empréstimo pessoal.

O momento é discutir o que vai mudar na oferta ou em alguma etapa de relacionamento entre a instituição financeira e o cliente. Nesse sentido, há uma etapa a ser analisada: a jornada da renegociação da dívida do superendividado nos diferentes canais, inclusive digitais. Afinal, será  possível automatizar a renegociação da dívida com a presença de diversos credores ao mesmo tempo?

Esse é o objetivo desse debate sobre experiência do cliente e a lei do superendividamento.

Influenciadores da educação financeira

É cada vez maior o número de influenciadores que abordam temas que influenciam os hábitos e costumes dos consumidores. Um exemplo é io nfluencer que aborda justamente sobre finanças pessoais – em alta nas redes sociais.

No Simpósio teremos um bate-papo com influenciadores digitais de finanças e educação financeira sobre como podemos criar uma sociedade mais responsável e consciente com o próprio dinheiro.

Afinal, de que maneira eles podem influenciar os consumidores para que eles não se tornem superendividados?


Veja o nosso webinar sobre o superendividamento

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]