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Veja o que teremos no Simpósio sobre a Lei do Superendividamento

Veja o que teremos no Simpósio sobre a Lei do Superendividamento

No próximo dia 31, a Consumidor Moderno promove um simpósio sobre o superendividamento. Entre outros assuntos, falaremos sobre o papel dos Procons com a nova lei, a jornada de renegociação da dívida e muito mais

No próximo dia 31, a Consumidor Moderno vai promover um grande Simpósio sobre a Lei do Superendividamento. Aliás, você já sabe o que é o superendividamento?

Estamos correndo para preparar o melhor evento para todos, inclusive com algumas surpresas. Hoje iremos antecipar o que iremos discutir no evento.

Superendividamento, Procons e Justiça

Uma das novidades previstas na lei do Superendividamento é a criação de critérios mínimos para a renegociação de uma pessoa superendividada, seja sob a mediação de um Procon ou de um juiz togado.

Na Justiça, se o consumidor não concordar com a proposta de renegociação no processo, o juiz poderá criar e impor o chamado plano judicial compulsório. Nele, o juiz poderá determinar o pagamento da dívida do superendividado em até cinco anos, sendo que a primeira parcela será devida no prazo máximo de 180 dias, a contar da homologação do plano.

Já no caso dos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, caso dos Procons, o consumidor terá o direito de renegociar a dívida em até 5 anos, desde que seja preservado o mínimo existencial.

Nós teremos um painel com entidades, juízas especializadas no superendividamento e empresas vão dizer o que pensam sobre os acordos e até como eles poderão ser celebrados.

A lei e a experiência do cliente

Já notou que o relacionamento entre empresas e clientes anda cada vez mais automatizados? O motivo é que existe um número crescente de empresas apostando em chatbots com inteligência artificial no relacionamento com o cliente, seja para tirar dúvida ou até oferecer um produto.

Para tentar “adivinhar” os desejos dos consumidores sem precisar falar com eles, empresas analisam os hábitos dos consumidores e, a partir disso, desenham jornadas de relacionamentos para diferentes perfis de consumidores. É o que acontece com a oferta de empréstimo pessoal.

O momento é discutir o que vai mudar na oferta ou em alguma etapa de relacionamento entre a instituição financeira e o cliente. Nesse sentido, há uma etapa a ser analisada: a jornada da renegociação da dívida do superendividado nos diferentes canais, inclusive digitais. Afinal, será  possível automatizar a renegociação da dívida com a presença de diversos credores ao mesmo tempo?

Esse é o objetivo desse debate sobre experiência do cliente e a lei do superendividamento.

Influenciadores da educação financeira

É cada vez maior o número de influenciadores que abordam temas que influenciam os hábitos e costumes dos consumidores. Um exemplo é io nfluencer que aborda justamente sobre finanças pessoais – em alta nas redes sociais.

No Simpósio teremos um bate-papo com influenciadores digitais de finanças e educação financeira sobre como podemos criar uma sociedade mais responsável e consciente com o próprio dinheiro.

Afinal, de que maneira eles podem influenciar os consumidores para que eles não se tornem superendividados?


Veja o nosso webinar sobre o superendividamento

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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