A Premier League, principal liga de futebol da Inglaterra, anunciou uma parceria de cinco anos com a Microsoft para incorporar Inteligência Artificial (IA) em suas plataformas digitais. Segundo informações da Reuters, o acordo prevê o uso do Copilot, sistema de IA generativa da gigante da tecnologia, para fornecer estatísticas, informações históricas e curiosidades sobre clubes, jogadores e partidas do principal campeonato de futebol da Inglaterra.
Com a ferramenta, os fãs terão acesso facilitado a dados detalhados extraídos de mais de 30 temporadas, 300 mil artigos e 9 mil vídeos. A proposta é transformar o consumo de conteúdo esportivo, oferecendo uma experiência mais interativa e personalizada, com apoio da IA para responder a dúvidas em tempo real e aprofundar o engajamento do público com a liga.
IA no entretenimento esportivo
A IA tem tido forte repercussão entre ligas esportivas e empresas de entretenimento esportivo, pois elas buscam otimizar os vastos acervos de dados para atrair públicos maiores e impulsionar o engajamento.
A iniciativa acompanha um movimento observado em outras grandes ligas esportivas. A LaLiga, que conta com clubes como Real Madrid e FC Barcelona, por exemplo, também vem utilizando Inteligência Artificial para análise tática e produção de mídia. Clubes europeus têm investido em soluções tecnológicas com o objetivo de fidelizar torcedores e ampliar o alcance de suas marcas.
Como parte do acordo, a Premier League também irá migrar sua infraestrutura digital para o Microsoft Azure. A mudança tem como objetivo facilitar a integração das soluções de IA e criar uma base tecnológica mais robusta e unificada.