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Preço baixo é o principal motivador para compras na Black Friday

Preço baixo é o principal motivador para compras na Black Friday

Segundo pesquisa da SPC Brasil junto a CNDL, a maioria dos brasileiros pretende aproveitar a data – com atenção especial aos descontos mais agressivos

A Black Friday pode ser uma oportunidade real de aquecimento das vendas para o varejo brasileiro. Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 69% dos brasileiros pretendem aproveitar a data para fazer compras – e 28,1% têm a intenção de comprar dependendo dos preços e descontos ofertados na ocasião. Em relação a 2015, 45% dos consumidores que compraram algo no ano passado pretendem comprar mais neste ano e 42% pretendem gastar mais, sendo que o principal fator que motiva esses entrevistados é o baixo preço dos produtos.

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O preço baixo é o principal motivador das compras para a data em 2016, destacado por 74,7% dos entrevistados. Em seguida, 13,1% aproveitarão para comprar presentes de Natal com preços mais baixos e 12,1% irão comprar apenas para aproveitar as promoções, sem real necessidade. A grande maioria dos consumidores que pretendem comprar na Black Friday (95%) diz que irá fazer uma pesquisa de preço, seja para verificar se os produtos estão, de fato, em promoção (64,8%) ou para escolher as lojas em que os produtos que precisa estão mais baratos (30,4%).

Quantidade
Em média, os consumidores pretendem comprar entre três e quatro produtos e gastar cerca de R$ 1.426,13 – um aumento real de 31% em relação a 2015 (quando a intenção era gastar R$ 1.007,00, já descontada a inflação do período). A pesquisa mostra também que 42% dos brasileiros esperam encontrar descontos entre 20% e 40% nos produtos e outros 42% esperam que os descontos ultrapassem 40%, sendo a média geral de desconto esperada de 36%.

Entre os consumidores que compraram ano passado e esperam gastar menos este ano (29,8%), destaca-se a justificativa de não comprar sem necessidade e não estar precisando de muitas coisas (26,9%), seguida da existência de outras prioridades de compra, como carro ou casa (26,4%).

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, promover ofertas reais pode fazer a diferença na hora das vendas nessa época do ano. “Em uma data como a Black Friday, de importância tão grande para o comércio e próxima do Natal, as lojas que praticarem descontos reais acabarão se destacando diante da concorrência”, afirma. “Além disso, vale estar preparado para políticas de troca e prazos de entrega, que levam a uma maior reputação do lojista e geram confiança no consumidor, principalmente diante do crescente volume de fraudes na internet”

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