Pesquisar
Close this search box.
/
/
Com tecnologia e atuação ampla, Porto quer “continuar a ser porto seguro dos clientes”, diz CEO

Com tecnologia e atuação ampla, Porto quer “continuar a ser porto seguro dos clientes”, diz CEO

Com a missão de inovar e trazer as melhores soluções em diversos segmentos, a Porto reposiciona marca e mira na omnicanalidade

Cada vez mais um ecossistema de serviços, que começou em seguros e atualmente vai de saúde à fintech, a Porto se reposicionou muito além do nome. A pandemia acelerou o processo de digitalização que já acontecia na empresa, focado no mapeamento da jornada do cliente e em um atendimento verdadeiramente omnichannel.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Os dados mostram que o investimento tem dado frutos. Além de mais de 40% dos atendimentos já serem pelo WhatsApp, o aplicativo da Porto está muito bem ranqueado nas stores. Para entender melhor como foi o processo de ampliação da atuação e os desafios encontrados nesse caminho, a Consumidor Moderno conversou com o CEO da Porto, Roberto Santos.

Consumidor Moderno – A Porto se tornou um ecossistema de serviços. Como trabalhar a equalização de todas as possibilidades oferecidas para solucionar as questões dos clientes?

Roberto Santos – Com o novo posicionamento da marca, passamos a atuar de forma mais ampla em temas e segmentos mais diversos, mas as verticais seguem conectadas, buscando sinergias em soluções e produtos. Tudo sem perder a qualidade do atendimento, a parceria com os corretores, além da visão centrada no cliente e no fortalecimento do ecossistema, que fazem parte da nossa identidade. Possuímos um grande portfólio de produtos, serviços e soluções financeiras que acompanham as pessoas em todos os momentos da vida e queremos continuar expandindo. A vertical Porto Seguros, por exemplo, nasce para integrar as soluções de seguros da companhia, atuando para expandir o mercado e servir mais clientes com soluções inovadoras, com olhar para o futuro, aliando conhecimento e tecnologia.

Um dos segmentos que a cada balanço trimestral evidenciava bons resultados e agora se consolida é a vertical Porto Saúde. Temos um vasto cenário de oportunidades e queremos estreitar a relação com os clientes empresariais e oferecer a eles as melhores soluções para sermos parceiros não só em saúde, odontologia e saúde ocupacional, mas em negócios. A Porto Seguro Bank já nasce com produtos consolidados no mercado, com uma carteira sólida e com uma ampla experiência tanto em produtos de créditos, quanto em investimentos. Agora, estamos unindo toda a solidez e confiança da Porto com a capacidade de inovar e desenvolver novas soluções desta nova estrutura. Isso nos deixa numa posição bastante competitiva para criar soluções para todas as necessidades dos clientes.

Leia Mais: Como impulsionar a maturidade da empresa com operações inteligentes

CM – O que mudou no mindset do Porto Seguro no pós-pandemia? Que novas práticas viram que seriam permanentes?

RS – É um fato que a pandemia demandou muita resiliência das empresas para se atualizar e proporcionar aos clientes soluções que atendessem suas necessidades diante desse cenário complicado. E a Porto já vinha passando nos últimos anos por uma grande transformação digital, a caminho de ser cada vez mais uma empresa que utiliza a tecnologia para criar experiências fantásticas, com sistemas de solução de proteção para todos os momentos da vida das pessoas.

Com essa reestruturação a Porto atinge um novo momento, em que
queremos reforçar a evolução e a força da marca no mercado

A pandemia despertou nas pessoas um novo olhar para o conceito de proteção. E aqui do outro lado, investimos mais do que nunca em pesquisas e mapeamento da jornada do cliente para entender as novas necessidades e identificar novas oportunidades de atuação. Neste processo, entendemos ser a hora de repaginar a nossa marca e estrutura de negócio. E com essa reestruturação, a Porto atinge um novo momento, onde queremos reforçar a evolução e a força da marca no mercado. Estamos olhando para o futuro. Temos uma nova marca, que comunica para fora todas as evoluções que estamos experimentando aqui dentro, com inovação, tecnologia e verticalização para gerar mais autonomia e diversificação dos nossos negócios.

Conheça o Mundo do CX

CM – A Porto comprou uma participação em uma startup de automatização de atendimento. É um passo no caminho da automação e hiperpersonalização?

RS – Este acordo dá continuidade ao processo da Porto Seguro Bank de agregar cada vez mais tecnologia à nossa estrutura, tornando as operações mais ágeis e completas. Seguimos investindo em soluções como as desenvolvidas pela Tech4Humans para nos consolidarmos como a instituição com as melhores soluções financeiras para as pessoas. A Porto já utilizava os serviços da Tech4Humans para gerir células de atendimento com os clientes. Com o acordo, a startup deve desenvolver soluções cada vez mais customizadas para a Porto Seguro Bank. Nosso objetivo é usar a tecnologia para surpreender o cliente, tornando a sua vida mais simples e ágil, prevendo e antecipando suas necessidades.

CM – A omnicanalidade no atendimento hoje é essencial para a satisfação do cliente. Como vocês buscam oferecê-la?

RS –Temos usado o atendimento digital como aliado e nosso principal objetivo é construir uma experiência omnichannel e deixar que o cliente escolha o canal que faz mais sentido para ele, para entregar uma experiência fluida e simples. Atuar em diversas frentes de negócios não é um trabalho fácil, todos os processos e comunicações devem estar alinhados e preparados para disponibilizar o melhor serviço. É muito importante ouvir a opinião dos consumidores finais para saber quais são suas expectativas e necessidades para atendê-las da melhor forma.

A Porto sempre teve como foco suprir às demandas de seus clientes de maneira mais eficiente possível, por isso, fazemos frequentemente pesquisas de opinião para avaliarmos o que pensam e necessitam tanto nossos clientes, como nossos parceiros corretores, além da avaliação constante da jornada do consumidor por meio dos nossos canais de atendimento com pesquisas de NPS e Satisfação.

Faça parte do maior congresso sobre experiência do cliente da América Latina

CM – Em quais canais a Porto oferecem o atendimento ao cliente?

RS – Hoje, 40% dos nossos atendimentos de serviços de assistência são realizados por WhatsApp. Os clientes conseguem realizar a maioria dos serviços com o assistente virtual da companhia. Para resolver a necessidade do cliente e dar segurança de ele que pode falar com o nosso time de atendimento. Temos também a transição para o atendimento humano, preservando a resolubilidade e satisfação do cliente.

Com o super app, diversos serviços podem ser encontrados em poucos toques. Os chatbots também são utilizados para melhorar e agilizar o atendimento ao cliente. Consultas de baixa complexidade e processos de negócios que possam ser feitos sem a necessidade de esclarecimentos adicionais já podem ser resolvidos entre o cliente e as programações por meio do atendimento telefônico, caso seja a escolha do cliente.

O cliente pode ainda acessar o Portal do Cliente ou entrar em contato por telefone. E para o contato com o corretor, a companhia conta com múltiplos canais de atendimento, como portal web, aplicativo e WhatsApp.

Embora seja um canal novo, o WhatsApp com alto nível de maturidade, com 90% dos produtos e as principais funcionalidades sendo atendidas pela assistente virtual. O super app também é novo e está forte processo de crescimento, já com vários produtos e principais serviços, além de ofertas personalizadas. Estamos trabalhando para ter todos os produtos e serviços em todos os canais para a construção da visão omnichannel.

Leia Mais: WhatsApp domina, mas canal telefônico tem seu valor

CM – Como o desenvolvimento do perfil do consumidor serve como orientador para a criação das estratégias?

RS – O modelo de consumo está em constante mudança, por isso, é necessário ficar atento às necessidades do consumidor para proporcionar um atendimento adequado a evolução da demanda. Hoje, o consumidor não nos compara apenas com competidoras diretas, mas com a experiência de comprar no varejo digital, chamar um carro por aplicativo – a tecnologia vem derrubando muros e redefinindo fronteiras. E para nos manter como um porto seguro para as pessoas, estamos cada vez mais aprofundando o perfil do consumidor, dentro e fora da Porto, para desenhar soluções e canais de acordo com o perfil e/ou necessidade.

A tecnologia vem derrubando muros e redefinindo fronteiras, para nos manter como um porto seguro
para as pessoas, estamos cada vez mais aprofundando o perfil do consumidor

Ao longo dos anos, notamos que clientes e corretores precisavam cada vez mais de soluções simples, práticas e personalizáveis que os ajudassem a resolver algumas questões sem sair de casa e buscamos investir nesse caminho. Intensificamos os investimentos na transformação digital, trazendo soluções práticas com foco total na jornada do cliente e no lançamento de produtos e serviços inovadores e que atendam às necessidades dos consumidores. Também estamos conectados com os anseios dos clientes através do monitoramento e interação nas redes sociais. Ouvir o cliente é essencial para entender suas necessidades, desenvolver produtos e construir experiências relevantes.

conarec2022


+ Notícias

Você pratica o que defende?

Aumenta interesse do consumidor sobre portabilidade de planos de saúde

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]