“O setor varejista é outra realidade”, diz Fabíola Xavier, diretora executiva do Instituto de Desenvolvimento do Varejo, durante o Linx Retail Forum, lembrando o alto crescimento do segmento. Mas, mesmo assim, o segmento não é totalmente reconhecido como força econômica do país.
Estruturado em 20014, o IDV tem o intuito de fortalecer a representação de empresas varejistas de diferentes setores de atuação nacional. Sua ideia é desenvolver o potencial de influência do nicho, contribuindo para o crescimento sustentável do varejo e, conseqüentemente, da economia brasileira. Atualmente, 57 empresas de pequeno, médio e grande porte são associadas à entidade.
Xavier ressalta que o comércio foi responsável por 27% dos empregos gerados em 2013. Além disso, a alta dos resultados varejistas, nos últimos dez anos, tem sido 3% maior que o PIB nacional.
“O varejo brasileiro tem o terceiro maior crescimento do mundo”, enfatiza a executiva. Ficamos apenas atrás de China e Chile e esse quadro prova o potencial do setor. Fora isso, temos o case de O Boticário, empresa nascida no sul do país e que hoje é a maior rede de franquias do mundo.
A entidade faz análises econômicas para auxiliar o setor, bem como se reúne com outras associações para trabalhar em prol do varejo. Quando existem questões que influenciam o mercado, por exemplo, o IDV faz parcerias com outras representações para encontrar uma solução e preservar a atividade do segmento.
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