/
/
Novo cenário, novas oportunidades

Novo cenário, novas oportunidades

Ainda que o Brasil continue crescendo a ritmo lento, varejo mantém fôlego e abre novas portas

A expectativa do mercado é que o Brasil cresça menos de 1% neste ano, mas isso não significa que o varejo seguirá o mesmo ritmo. Segundo Jorge Inafuco, diretor de varejo e consumo da PwC, o setor continuará em ritmo de crescimento, ainda que o País não ajude.  ?Muito se fala que o modelo de crescimento com base no consumo está em esgotamento, mas estamos com taxa de desemprego baixa e aumento da renda. Então, é possível olhar para um crescimento real do varejo sim?, avalia o executivo, que participou do Linx Retail Forum 2014.

Segundo o executivo, o varejo brasileiro apresentou o quinto maior crescimento do mundo, em 2013, de 8%. ?Ainda veremos uma onda de consumo nos próximos cinco anos, mas menor?, diz. Segundo a Euromonitor, de 2013 a 2018, o setor apresentará um crescimento anual real da ordem de 4%, mas haverá segmentos que se destacarão mais, como o e-commerce, que vai dobrar de tamanho no período.  As lojas de desconto, em que se insere o atacarejo e os outlets, devem crescer 9% ao ano. As vendas diretas, segundo Inafuco, devem se fortalecer e crescer 6% ao ano, assim como o varejo de serviços de saúde e beleza. A expectativa é a de que hipermercados cresçam quase 2% ao ano. ?Este desempenho se dará mesmo com PIB no patamar de 2%?, afirma.

Esse quadro poderia mudar para o setor se a taxa de desemprego crescesse ? o que não é esperado pelos economistas. Segundo ele, o número ?mágico? para o varejo é um desemprego de 8,5%. ?Este é o limite e até aí o varejo suporta. Acima disso, o setor trava?, afirma. Hoje, essa taxa permanece na casa dos 5%. Apesar as boas notícias, a mudança no cenário econômico tem provocado mudanças no setor. Para Inafuco, o modelo baseado no consumo se esgotou e as famílias que entraram para as classes A e C já consumiram o que tinham de consumir. ?Não tem novos entrantes?, diz. Isso significa que se o varejo não se reinventar, pode perder oportunidades ? que ainda estão aí, principalmente nas classes C e A. ?Muitos esquecem de que houve uma forte migração de famílias para a classe A. Elas representarão 2,3% da população em 2017?, diz

Para não ficar para trás, o varejo precisa buscar novos modelos de negócio e ampliar os canais. ?É imperioso ganhar escala nesta década. Até 2020, o Brasil deverá ser o mercado que mais chamará atenção do mercado externo e o motor da expansão ficará mais forte?, afirma. O movimento de fusões e aquisições, por conta disso, será intenso nos próximos anos, avalia o executivo. ?Operação e controle serão os dois drivers e alguns varejistas têm de pensar em acelerar, que é uma expansão orgânica ou fusão e aquisição. É hora de pensar em outros canais e outros portfólios?.

Leia mais:

Por um varejo de importância reconhecida

Premiação reconhece melhores varejistas do ano

O desafio de crescer num segmento consolidado

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]