/
/
Por que tantas lojas de varejo fecham ao longo do tempo?

Por que tantas lojas de varejo fecham ao longo do tempo?

Especialista mostra que existe um problema que impacta a gestão das lojas e que vai além da falta de planejamento ou de fatores externos. Entenda

Em uma economia em que, segundo o Sebrae, as micro e pequenas empresas familiares representam 85% do varejo, e 70% não chegam na segunda geração, cabe perguntarmos o que acontece neste setor tão importante para a economia nacional.
Independentemente dos fatores ligados à gestão em si do negócio, há uma questão que vai muito além de mercado, da falta de planejamento, da concorrência e da escala: é a tremenda confusão gerada entre os empreendedores e seus sucessores.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Além de casos famosos que foram noticiados pela grande imprensa, como o da fábrica de camisas Dudalina e o da Casas Pernambucanas, milhares de empresas de pequeno porte são descontinuadas por não tratarem do assunto da sucessão adequadamente.
Sem dúvida, existem experts para tratar destes casos, como as grandes empresas de consultoria nacionais e internacionais. São consultorias que tratam da governança corporativa, planejamento estratégico, ou especialistas com uma visão econômica, financeira ou jurídica.

Temos, então, dois problemas a serem enfrentados:

Primeiro, o fato de que muitos pequenos empreendedores e “self made men” não têm a cultura de planejamento e sequer admitem ouvir uma opinião externa: “quem construiu o meu negócio fui eu e quem é este indivíduo que não conhece a minha empresa e pretende dar palpites?”. Vê-se aí o primeiro choque de visão de gerações! Os mais novos são mais participativos e resistem às gestões centralizadoras.
O segundo ponto é que quando há a abertura para se trabalhar as questões jurídicas, de governança corporativa, financeiras e estratégicas, fica quase sempre faltando um trabalho especializado na facilitação das relações familiares.
Apesar da matriarca da Dudalina, enquanto viva, fazia seus herdeiros se abraçarem nos almoços de domingo e as relações parecerem maravilhosas, a realidade se mostrou completamente diferente após sua morte.
Desta forma, as discussões e divergências do ambiente empresarial fatalmente acabam ganhando espaço na sala de jantar, onde o sucedido faz suas projeções, que, raramente, se alinham com os projetos dos sucessores. Quando surgem os agregados a situação se complica mais ainda, pois são outras opiniões divergentes neste “caldeirão de conflitos”.
Enfim, falta uma comunicação fluida e profunda entre os membros da família, pois existe um hiato de conhecimento e respeito acerca dos sonhos e das aspirações de cada participante deste grupo.
Lamentavelmente, vemos diariamente, dentro deste contexto, empresas com enorme potencial de desenvolvimento serem “jogadas no ralo”, por absoluta falta de comunicação e alinhamento entre sucessores e sucedidos.
O papel de um facilitador, especializado neste processo, pode mudar este quadro, trazendo um ferramental que conduz a caminhos que garantam a perenidade da empresa, sem destruir os valores familiares e estabelecendo uma comunicação amistosa e verdadeira entre os membros da família.
*Por Emerson Ciociorowski, consultor, facilitador e coach familiar

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]