Agilidade, eficiência e a segurança das operações são o sonho de consumo de qualquer gestor de negócios. As ferramentas de tecnologia da informação (TI) contribuem para unificar dados, integrar processos e ampliar a visão analítica do negócio, o que faz muita diferença na hora da tomada de decisão.
Os softwares de gestão integrada, ERPs (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais), oferecem suporte à administração no varejo, independente do porte da empresa. Com a compilação de dados e atualização constante em seus sistemas, eles otimizam os processos ao oferecer alternativas para um maior controle sobre as diversas áreas da empresa, o que ajuda a manter a competitividade diante da concorrência.
De acordo com Clayton Freire, responsável pela Logística da Informação na Wine, o comércio eletrônico requer decisões e respostas rápidas, o que só se torna possível por meio de uma gestão de qualidade. “Para isso, o time da Wine tem consciência de que uma parceria, sobretudo tecnológica, necessita estar em constante atualização para continuar sendo produtiva”, avalia Freire. “Costumamos dizer que a implementação não termina nunca. Estamos sempre implantando automatizações e funcionalidades novas. Temos uma equipe interna altamente capacitada para atender às nossas demandas rapidamente”, conclui Freire.
Para o gerente de marketing da Mega Sistemas Corporativos, Bruno Scaravelli, atualmente, o uso da tecnologia é primordial em todos os segmentos do varejo. “Os ERPs também ajudam na redução de custos e de processos, como de estoque, por exemplo, e podem ser conferidos de forma prática em qualquer período, para atender qualquer demanda”, explica Scaravelli.
Por isso, segundo o executivo, os softwares de gestão não podem ser vistos como despesa e, sim, como investimento. “Investimento para que o seu negócio pare de perder tempo e dinheiro e lucre cada vez mais”, finaliza Scaravelli.