/
/
Por que a cibersegurança nos negócios vai além da tecnologia?

Por que a cibersegurança nos negócios vai além da tecnologia?

Com o crescimento dos negócios online, a cibersegurança ganha espaço nas rodas de investimentos dos negócios. Entenda por que isso é importante

Em junho deste ano, o mundo se viu diante de um dos maiores ataques cibernéticos da história. Hackers conseguiram “sequestrar” dados de grandes empresas para conseguir vantagens financeiras. Naquele momento, a cibersegurança nunca foi tão debatida como agora.
No varejo, esse tema é ainda mais pertinente. De acordo com estudo da companhia, o setor é considerado um dos menos confiáveis na visão dos consumidores. A companhia entrevistou 7.000 pessoas em 24 países e apenas 14% afirmaram confiar no setor. Considerando os supermercados, esse porcentual sobe um pouco, para 17% – mas está bem longe dos 41% do setor bancário, o mais confiável, de acordo com o estudo.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Com a digitalização dos negócios no varejo, a falta de confiança pode ser um impeditivo para o crescimento do varejo online. “O passado mostra que se o negócio não cuidar do assunto, ele estará sujeito a fraudes. Além disso, a marca fica sujeita a perder vendas, por conta da quebra de credibilidade que uma fraude pode gerar”, afirma Leandro Augusto Antonio, consultor na KPMG. “Os consumidores vão deixar de confiar se souberem que o negócio foi fraudado. Eles deixam de fazer a compra”, diz.
Apesar disso, segundo o especialista, há uma preocupação cada vez maior com o tema. “Temos visto melhorias, principalmente no tratamento com o cliente, como métodos de validação de senha de usuários”, afirma.

Além da tecnologia

A preocupação tem razão de existir. As marcas já perceberam que qualquer quebra na confiança do consumidor gera prejuízos, ou por conta de tentativas diretas de fraude; ou porque o produto não foi pago, mas foi recebido; ou por problemas ligados à invasão.
Investir em tecnologia é primordial quando se fala em segurança cibernética, mas não é tudo. “O primeiro passo é alinhar uma boa estratégia, olhando para o negócio e definindo, para cada parte desse negócio, quais são as possíveis ameaças que ele deve tratar”, afirma. Além disso, diz, quando o assunto é segurança de dados também é preciso atentar para a relação das pessoas das empresas – elas precisam entrar no escopo dos processos de segurança da informação.
“A segurança ainda não é uma componente tão relevante no início de operação. O retorno do investimento demora um pouco para acontecer, mas hoje percebemos que muitas empresas já nascem estruturadas para implementar segurança. Não algo tão simples, mas já ganha espaço”, afirma Augusto Antonio.
Confira infográfico que mostra o cenário da cibersegurança nos negócios.

Arte: Fernanda Pelinzon / Grupo Padrão

Você também pode gostar destes conteúdos: 
10 Lições que o varejo deve aprender para crescer agora
5 Tendências fundamentais que moldarão o varejo do futuro

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]