/
/
Por que campanhas de fidelidade devem ser o foco do varejo alimentar

Por que campanhas de fidelidade devem ser o foco do varejo alimentar

Uma campanha de marketing baseada em fidelização gera conexão emocional com o consumidor e incrementa a frequência e o ticket médio

O consumidor está cada vez mais infiel, característica comprovada em diferentes relatórios sobre comportamento de compra. E quando se trata do varejo alimentar, isso fica ainda mais evidente, afinal, são poucas as alternativas de diferenciação – já que as propostas de valor são semelhantes. Então, como conquistar a preferência do consumidor? Criando uma relação com ele, e isso está diretamente relacionado com as campanhas de fidelidade.

Lucas Palombo, CEO da BrandLoyalty no Brasil, empresa responsável pela famosa campanha de selinhos do supermercado Pão de Açúcar, explica por que esse tipo de campanha está saltando aos olhos dos principais líderes do varejo alimentar. “Uma campanha de marketing baseada em fidelização tem dois objetivos: conexões emocional e transacional. O consumidor que vai até a sua loja recebe uma recompensa de alto valor agregado, que está relacionada a temas que ele valoriza – normalmente as campanhas são de produtos colecionáveis. A conquista do prêmio gera uma conexão emocional. Por outro lado, pensando que o varejo incrementa resultados aumentando a frequência ou o ticket médio, o objetivo de conquistar o prêmio traz resultados. Na média, nossas campanhas incrementam a frequência em mais de 20% e o resultado de vendas em 10%”, conta.

Além de refletir no resultado do varejista, as campanhas de fidelidade vão de encontro com o que os consumidores desejam. Uma pesquisa realizada pela Kantar em parceria com a BrandLoyalty mostrou que 85% das pessoas esperam ser recompensadas pela fidelidade com vantagens que vão além de descontos. 68% disseram que gastariam mais se existisse programas de fidelidade nos estabelecimentos que frequentam.

Mas, para que o resultado seja realmente satisfatório, é necessário fazer um estudo do consumidor através de dados para entender o que ele valoriza e, só depois, montar a campanha. “O segredo de uma campanha de fidelidade de sucesso passa por determinar o período certo, ter uma recompensa de alto valor agregado, deixar a trajetória para alcançar a recompensa clara para o consumidor e usar tudo isso para construir um relacionamento com ele”, afirma Lucas Palombo.

Promoções x campanhas de fidelidade

Um mecanismo muito utilizado no varejo alimentar para aumentar a frequência dos clientes é a promoção. Mas, além de impactar a margem, é uma ação muito imediata. “O ponto negativo da promoção é o custo. Além disso, há uma dificuldade de enxergar exatamente o quanto se investe para aumentar o fluxo na loja porque são diversos departamentos com promoções ao mesmo tempo. Sem contar que essa não é uma ferramenta que o varejista consegue trabalhar o relacionamento com o consumidor pensando a médio e longo prazo”, explica Lucas.

Exatamente por isso, a busca dos varejistas neste momento está sendo atrair os consumidores por motivos que vão além do preço. Nesse sentido, são realizados investimentos em novos canais de comunicação e compras (mais digitais), qualidade do serviço, experiência do consumidor, mix de produtos etc. E as campanhas de fidelidade entram para criar o relacionamento, principalmente em um momento de pandemia quando os varejos alimentícios ganharam novos clientes e não querem perdê-los quando a situação começar a voltar ao “normal”.

“O nível de entendimento do varejo está mudando drasticamente em relação à promoção, que é um relacionamento instantâneo com o consumidor e para trazê-lo de volta é preciso aumentar os descontos. Isso não significa que não haverá mais promoções, apenas que a estratégia de trazer novos clientes será outra. O que tira o consumidor do sofá ou da loja do concorrente é o tamanho do valor agregado que existe na recompensa”, crava Palombo.

Outro mecanismo que tem sido muito utilizado e está ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro é o cashback. Oferecida em diferentes modelos, desde um desconto na próxima compra até parte do dinheiro de volta, quantia que pode ser colocada em uma carteira digital, por exemplo, a ferramenta é muito semelhante a uma promoção, mas também pode fazer o papel de fidelização. O mais importante é conhecer o consumidor para entregar o formato que mais tem a ver com ele.


+ Notícias 

Em meio à pandemia, varejistas inauguram lojas e investem em estratégia phygital 

Inovação e interatividade: as apostas das marcas para fisgar o consumidor 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]