/
/
Os 4 pontos críticos para a inovação no varejo

Os 4 pontos críticos para a inovação no varejo

O que realmente é necessário para que as empresas tenham uma cultura inovadora? Confira a visão de um especialista internacional

Tradicionalmente, o FastTrack do último dia da NRF traz insights muito interessantes para o futuro do varejo. Este ano não foi diferente. Pano Anthos, presidente da XRC Labs, mostrou que o varejo, como está hoje, tem vida muito curta.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Wall Street já percebeu isso: à exceção da Amazon, o preço das ações de praticamente todas as varejistas americanas vem em queda constante nos últimos anos. “O fato é que, enquanto o ritmo de inovação no mundo só cresce, o varejo oferece o mesmo tipo de experiência de compra há 100 anos. O varejo está na contramão”, afirma Anthos. Para ele, o uso de tecnologia não é a resposta. “O mindset do varejo precisa mudar: o setor é sinônimo de eficiência operacional, de fazer tudo sem errar. E esse caminho inibe a inovação”, diz.
O fato é que o varejo precisa ser uma startup, assumindo o erro e entendendo-o como parte do processo de oferta de uma proposta de negócios excelente. “A Amazon não tem medo de errar e às vezes erra feio, mas quando acerta, acerta muito”, exemplifica Anthos. Para ele, hoje o varejo não tem como saber o que o cliente deseja, a não ser que ouça o cliente e consiga usar essa informação para transformar seus negócios.
Anthos definiu quatro aspectos essenciais para a inovação no varejo:
1.    O tempo é a commodity mais valiosa: os consumidores não têm tempo e, por isso, o varejo precisa solucionar problemas e ir até o cliente (e não o contrário);
2.    A loja precisa ser uma plataforma: mais que um local para venda de produtos, precisa passar a ser uma mini-fábrica, como locais para aluguel e cocriação e pontos de experiência. Para isso, a “experiência de uso” do cliente na loja precisa mudar radicalmente;
3.    Mudanças são inevitáveis: não apenas inevitáveis, como cada vez mais aceleradas. Querer controlar o que acontece é impossível. É preciso se adaptar rapidamente às mudanças que ocorrem. A Geração Z, por exemplo, não sabe o que foi um computador desktop: sua experiência é mobile. Por isso, a lente pela qual elas projetam suas experiências é completamente diferente.
4.    Abrace o erro: desista de tentar ser perfeito. Estimule o erro na empresa, desde que seja em busca de inovações que façam com que sua empresa seja preferida pelos clientes.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]