Pesquisar
Close this search box.
/
/
Novas políticas do YouTube podem prejudicar criadores de conteúdo

Novas políticas do YouTube podem prejudicar criadores de conteúdo

Plataforma de vídeos lançou alterações de diretrizes em janeiro, que podem afetar negativamente a receita de diversos criadores de conteúdo

O YouTube está revisando as políticas em torno dos conteúdos divulgados por criadores de conteúdo, principalmente os infantis.

A rede de vídeos assume que estas mudanças tenham impacto tanto nos próprios negócios quanto dos milhares de criadores que a utilizam. 

Criadores de conteúdo (Foto: Shutterstock)

Multa histórica

Em setembro passado, o YouTube foi multado em US$ 170 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC), por supostamente violar a privacidade de menores de idade. 

Esta foi a maior multa dada sob a Lei de Proteção à Privacidade Online das Crianças (COPPA). Agora, o YouTube está proibido de veicular anúncios em vídeos de qualquer pessoa abaixo de 13 anos de idade.

Futuro desafiador para criadores de conteúdo

Além do bloqueio de monetização, vídeos direcionados a crianças não vão poder mais receber comentários, links inseridos ou a ativação de notificações pelo “sininho”. Todos esses recursos são fortemente utilizados pelos criadores para manter o engajamento do público.

E a situação é um pouco mais enrolada do que parece: o YouTube não está apenas proibindo estas ferramentas, mas também cancelando a coleta de quaisquer dados de navegação de crianças. O problema é: como saber se o usuário do outro lado da tela é criança ou não?

Conteúdo infantil é área cinzenta

Todos os conteúdos, mesmo que não sejam de canais exclusivamente infantis, precisam rotular seus vídeos com potencial de atrair crianças como tal. Isso tem deixado YouTubers confusos se seus conteúdos se encaixam como “for kids” ou não.

De fato, essa tag é uma área meio cinzenta. Segundo o YouTube, vídeos “feitos para crianças” envolvem:

Crianças ou personagens infantis √

Programação infantil popular ou personagens animados √

Encenação ou histórias usando brinquedos √

Crianças como protagonistas em atividades como encenação ou brincadeiras imaginativas √

Músicas infantis populares, contação de histórias ou poemas √

Criadores de conteúdo (Foto: Shutterstock)

Games populares como League of Legends, Fortnite e Minecraft, por exemplo, têm público imenso de espectadores de todas as idades na plataforma. Todos estes podem ser tecnicamente considerados jogos “infantis”, devido à classificação etária, mas também são jogados por adolescentes e adultos.

“A partir de quatro meses, trataremos os dados de qualquer pessoa que assista a conteúdo infantil no YouTube como proveniente de uma criança, independentemente da idade do usuário”. Isso significa que limitaremos a coleta de dados e o uso em vídeos feitos para crianças apenas ao necessário para apoiar a operação do serviço.” – políticas e diretrizes do YouTube.

Manobra paliativa

Para lidar com esta crise, o YouTube vai começar a direcionar seu público infantil para outro aplicativo. 

Trata-se do YouTube Kids, uma plataforma totalmente separada da original, que filtra o tipo de conteúdo que os usuários podem ver. Esta vertente já existe desde 2015, e é livre de muitos dos recursos disponíveis no site principal. Será uma manobra paliativa para lidar com a polêmica e a multa milionária.

Criadores de conteúdo (Foto: Shutterstock)

Pânico na rede

A limitação de conteúdos infantis não foi a única política nova da rede social a causar polêmica.

Em dezembro, o YouTube fez um anúncio que deixou YouTubers de todo o mundo de cabelo em pé.

A partir de 10 de dezembro, a rede social supostamente começaria a deletar conteúdos não-rentáveis sem aviso prévio. A declaração causou mal estar ao passar a sensação de que vídeos ou canais que não fossem lucrativos seriam excluídos.

Tudo não passou de um mal entendido: o YouTube se posicionou através da conta @TeamYouTube, no Twitter, esclarecendo que esta diretriz se refere a recursos internos da plataforma, que estivessem sendo subutilizados ou datados. Ufa!

 


Descubra as três tendências de compras que estão bombando no YouTube

Youtube é a plataforma mais usada, mas desagrada pelos anúncios

Influência positiva: o papel do YouTuber no engajamento da marca

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]