O consumo (in)consciente é um tema inesgotável para as empresas. Responsáveis por gerar culturas, elas são cobradas a disponibilizar produtos mais sustentáveis, arcar com seus impactos e, como é o caso do varejo alimentar, rastrear o produto que vende. Supermercados e serviços de entrega de comida, naturalmente, são os que mais brigam com a cultura do desperdício de comida ao lado do consumidor esclarecido.
Com o desenvolvimento de uma Inteligência Artificial (IA), a plataforma de receitas CyberCook, do Carrefour, consegue mensurar cada vez melhor o valor poupado em cada preparo, e, desta forma, quantificar o desperdício dos alimentos evitado nos lares brasileiros.
“Toda nossa decisão de alimentação impacta uma cadeia e o desperdício pode ter uma responsabilidade nos lares que muitos não observam. Essa ferramenta é uma resposta a isso, já que é possível acompanhar a evolução deste quadro nos lares”, comenta o CEO da plataforma e diretor de negócios digitais do Carrefour Brasil, Alexandre Canatella.
Lançado em 2020, o índice chamado Aproveitômetro da plataforma faz um levantamento total do valor economizado com o reaproveitamento de ingredientes de todos os usuários da plataforma a cada três meses. Isso graças a um recurso da aplicação no qual o consumidor informa o que sobrou de ingredientes em seus preparos e a plataforma compara com o preço médio dos alimentos no Carrefour.
“Nossas ações na CyberCook se guiam pelo objetivo de reaproveitar ao máximo a integralidade dos alimentos. Foi daí que surgiu a ideia de criar o Aproveitômetro e mostrar para as pessoas o quanto o reaproveitamento impacta na vida delas tanto no uso consumo consciente de alimentos quanto na questão financeira. É possível cozinhar bem, aproveitar os ingredientes ao máximo e ainda economizar.”
Só no ano passado, mais de R$ 2,6 milhões em alimentos devem ter sido economizados por consumidores conscientes, segundo a CyberCook. Graças à funcionalidade da plataforma de oferecer receitas que podem ser feitas com a sobra de uma receita anterior.
Como funciona?
Nos últimos anos, desde que foi adquirida pelo Carrefour, a CyberCook promoveu uma série de mudanças e avanços baseadas em tecnologias como machine learning, que direcionaram a IA para aspectos alimentares e educacionais.
“Para chegar aos números do Aproveitômetro, a plataforma analisa o recurso ‘Aproveite o que sobrou’. Nessa função, o consumidor informa o que sobrou de ingredientes em seus preparos, a partir dos quais são sugeridas novas opções de receitas com esses alimentos”, explica Canatella.
O cálculo é possível porque, em cada receita, são informados o custo total e o valor de todos os itens. “Dessa forma, se os ingredientes que sobraram são utilizados em sua totalidade na realização de novas receitas, esse é o valor que se evitou de desperdício”, esclarece o executivo.
De acordo com a CyberCook, os ingredientes mais buscados em 2020 foram: açúcar, ovo, farinha de trigo, leite e cebola – alimentos básicos facilmente presentes na despensa das pessoas. Assim, as receitas mais buscadas na plataforma correspondiam a estes ingredientes, gerando milhares de opções para colocar em prática. Afinal, quanto mais básicos os alimentos, mais sugestões de receitas são feitas pela plataforma.
E o número de pessoas procurando pelo recurso só tem aumentado.
ESG e CRM
Alinhado ao programa Desperdício Zero do Grupo Carrefour, criado em 2015, o índice Aproveitômetro visa incentivar escolhas mais conscientes de compras e de economia por meio da redução do desperdício de alimentos.
“A CyberCook adensa os lares brasileiros e hoje contribui em um vetor essencial, que é sustentabilidade financeira para o uso dos alimentos em sua integralidade, contribuindo com Desperdício Zero e economia”, reforça Canatella.
Além do alinhamento com o programa do Carrefour, a iniciativa do Aproveitômetro integra ainda a estratégia de digitalização do Grupo Carrefour Brasil. Desde 2018, o grupo tem foco crescente na transformação digital da companhia e sua omnicanalidade.
+ Notícias
Iniciativas sustentáveis do Carrefour vão além da adesão ao programa Adote 1Parque
Parceria entre Nestlé e Carrefour aproxima o consumidor final da indústria
Grupo Carrefour compra Grupo BIG visando maior presença geográfica