A visão é ambiciosa: ser a maior empresa de entrega de produtos sob demanda do mundo, servindo tanto às necessidades de pessoas físicas quanto jurídicas. Nascida no fim de 2013 como um marketplace para a contratação de motoboys, a 99Motos vem se transformando em uma plataforma de inteligência para o desenvolvimento de soluções de entrega. Com isso, amplia seu faturamento em 50% ao mês e deixa a crise comendo poeira.
?Todo modelo de negócios que reduza custos tem espaço para crescer?, decreta Jhonata Emerick, CEO da 99Motos, durante o Conarec, maior evento de relacionamento com clientes do mundo, promovido pelo Grupo Padrão em São Paulo. Em um mercado muito informal e extremamente ineficiente, oportunidades para redução de custos não faltam. ?Tradicionalmente, os motoboys precisam ir de uma base fixa até o local da retirada da encomenda, para então levá-la ao destino e então voltar para a base. Das 3 viagens, em 2 ele não gera receita, mas esse custo está no preço da entrega?, explica o executivo. Ao utilizar um sistema de geolocalização, a 99Motos avisa pelo celular o motoboy que estiver mais próximo do endereço de retirada, o que reduz o custo da operação.
Além disso, por ficar com apenas 20% do preço da entrega, enquanto as empresas tradicionais abocanham 60%, passa a ser uma opção mais interessante para os motoboys. Não à toa, o modelo de negócios da 99Motos gerou reclamações do sindicato da categoria e foi parar no Ministério Público. ?Felizmente o MP viu que somos um marketplace sem relação trabalhista com os motoboys, somos um aproximador entre clientes e prestadores de serviços?, diz Emerick. Não apenas isso: o nome da empresa vem do fato de que em cada transação são cobrados R$ 0,99 do motoboy. ?Como eu seria empregador se eles nos pagam??, afirma.
Em São Paulo estão 220 mil motoboys, de quase 1 milhão em todo o País. Uma força de trabalho considerável que não tinha uma forma eficiente de mobilização. Por isso a empresa crescer tão rapidamente e já encontrou outras oportunidades de oferecer seus serviços de transporte. ?Temos verticais em alimentação, supermercados, e-commerce e serviços médicos?, diz. Entre seus parceiros, que usam a plataforma para realizar o delivery de produtos, estão Hellofood, McDonald?s, Netshoes, Reserva e Hospital Albert Einstein. ?A entrega no mesmo dia é um grande diferencial para muitos negócios, e uma necessidade para outros. Conseguimos atendê-los com eficiência e baixo custo?, completa.
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