O comportamento do consumidor brasileiro está mudando em razão da tecnologia. Seja pelo smartphone ou computador, pagamos contas, fazemos compras e muitas outras atividades que eliminam a necessidade de telefonemas e o contato direto nas lojas. Essa tendência abre cada vez mais espaço para os chatbots, ou, assistentes virtuais.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
A partir de novembro, chegará ao mercado o Pepperobot, bot criado em parceria entre a Harlio, empresa brasileira desenvolvedora de chatbots, e a rede de pizzaria Domino’s. A proposta é facilitar os pedidos delivery em quatro unidades da rede em Curitiba. De acordo com o sócio da Harlio, Diego Ramiro, não é necessário realizar downloads, através do Messenger do Facebook de forma gratuita, o robô informará o menu para pedido de delivery, fará o pedido e futuramente pagamentos.
“Tudo acontecerá da mesma maneira que acontece o atendimento via telefone, mas desta vez pelo bot, na internet”, explica Ramiro. Segundo ele, atualmente a tecnologia do Pepperobot está pronta para suportar quantos usuários for necessário. “Temos como meta para o ano que vem transitar pelo menos 10% do faturamento da Domino’s pelo chatbot, ou seja, rodar mais de 1.600 pedidos por mês só nas lojas de Curitiba”, afirma Ramiro.
Leia também:
Integração de canais para melhorar experiência no pré, durante e pós-venda
Desde o mês de abril deste ano, o Facebook disponibilizou ferramentas para desenvolvedores de outras empresas criarem chatbots no Messenger. A novidade representa um grande avanço sobre os aplicativos tradicionais com um custo de desenvolvimento 70% mais barato que qualquer aplicativo e por conta de sua inteligência artificial, que se aperfeiçoa constantemente com as conversas e interações, eles podem interpretar seus erros e fazer sugestões.