Pesquisar
Close this search box.
/
/
Pinterest vende tudo

Pinterest vende tudo

Em um pinga-fogo, durante o Shoptalk, Tim Kendall, CEO do Pinterest, mostra como o Pinterest entende de varejo

Las Vegas (EUA) – Molly Wood, correspondente sênior de tecnologia da Marketplace, entrevista Tim Kendall, CEO do Pinterest. Um dos pontos altos do Shoptalk até o momento. Isso porque o Pinterest é um negócio de rara simplicidade, onde os usuários, ainda majoritariamente do sexo feminino – mais de 60% – buscam referências de design, impressões sensoriais, inspirações. É um grande mosaico que conecta afinidades estéticas e um refúgio da polarizarão observada em redes sociais como o Facebook, por exemplo.

Kendall disse que a empresa sempre teve o hábito de comemorar uma grande conquista tecnologia, ou seja quando uma nova funcionalidade era incorporada ao site, uma celebração era necessária. E nos últimos tempos, eles tiveram muitos motivos para celebrar. O motivo? Bom, são 50 milhões deles…

Tim disse que desde o início, recebia solicitações dos consumidores sobre a possibilidade de comprar produtos exibidos no mural. Mais do que simplesmente criar um link para as lojas ou pessoas que eventualmente exibissem produtos ali, o ideal era permitir uma transação totalmente “no friction”, que também mantivesse o fã no ambiente do Pinterest. Pois o site perderia sua função se se tornasse simplesmente uma vitrine.

Mas o Pinterest conseguiu. Tim fez uma demonstração do mecanismo de pin-commerce. Você está navegando, gosta de um produto, clica nele e vê duas opções: comprar diretamente ou então ver um similar (muitas vezes, o objeto que está exigido é só protótipo). Feita a escolha, com mais um clique é feita a compra e imediatamente o usuário retorna ao mural para continuar sua experiência no site.

Simples e notável, de um modo fluido, com apenas um clique ou dois, é possível ter acesso ao objeto inspirador.

E qual o poder de fogo do Pinterest? Qual tal mais de 20 mil varejistas vendendo no Site, ou então, mais de 50 milhões itens à venda. Tudo isso com grande User Experience. Var marcas como Macy’s, Bloomingdale’s, Neiman Marcus aderiram de imediato à inovação, mas não apenas pelas possibilidades comerciais. A tecnologia e os dados também são fatores importantes. Isso porque o Pinterest compartilha dados com os varejistas. Assim, as empresas usam informação para orientar a exposição de produtos na loja, para vender mais, para conhecer melhor os clientes. Claro que a logística de entrega pertence ao varejista. O Pinterest virou um canal de compra, mas não é o responsável pela transação.

Logo, de um catálogo de ideias, o Pinterest passa a ser um catálogo de aspirações. A maior parte do conteúdo já vem naturalmente das empresas. E, segundo o CEO, o Pinterest não faz negociação entre a experiência do usuário e o conteúdo dos varejistas: “acredito que a solução de venda do Pinterest é a grande inovação da tecnologia digital desde a criação do Ad Words.”

Molly Wood diz que há necessidade de educar consumidores a usar melhor a plataforma. Os riscos de compras inadequadas ou de contestação são grandes.

Tim concorda, até porque, as pessoas que compram uma vez, tornam-se recorrentes. Mas há um grande número de novos consumidores a cada dia. E cuidar da experiência sempre foi mandamento na empresa.

De maneira geral, o “pin-commerce” obedece tanto às características de homens quanto de mulheres. Elas são mais interessadas em simplesmente usufruir e navegar pelas ideias. Homens são mais assertivos.

Molly ainda pergunta ao CEO se o Pinterest irá colocar anúncios nos murais: Segundo Tim Kendall, ainda não está nos planos.

Tim encerra a entrevista com uma provocação: “90% dos varejistas ainda investem a maior parte dos seus recursos em mídias off line. É muito estranho, na medida em que isso significa abrir mão de 90% do tempo empregado pelo cliente do varejo, no que hoje prioritariamente encontra-se on-line.”

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão

Acompanhe a cobertura do Shoptalk no Portal NOVAREJO, com as hashtags #shoptalk16 e #nvnoshoptalk, e fique por dentro sobre o que existe de mais inovador no mundo!

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]