O Pinterest quer estar à frente da evolução digital com uma inovação que promete transformar a maneira como as pessoas exploram e consomem inspirações visuais. O gigante das mídias sociais apresentou uma ferramenta pioneira: as Gamas de Tipo de Corpo. Com a nova ferramenta que utiliza Inteligência Artificial, a empresa quer garantir um lugar mais inclusivo online para pesquisar, salvar e comprar.
Para o Pinterest, a inspiração e a inclusão andam juntas. Com a nova ferramenta, a ideia é que o poder de escolha fique na mão dos usuários. Ao pesquisar por moda feminina ou inspiração de casamento, as pessoas verão um indicador visual que possibilita selecionar entre quatro gamas de tipo de corpo e ver resultados personalizados que as representem. O Pinterest lançará esse recurso de forma mais ampla ainda este ano, inclusive para moda masculina.
Essa tecnologia faz parte de um esforço mais amplo para desenvolver tecnologia de Inteligência Artificial. A ferramenta é alimentada pela inovação com patente pendente do Pinterest, a tecnologia de tipo de corpo, que usa forma, tamanho e forma para identificar diferentes tipos de corpo em mais de 3,5 bilhões de imagens na plataforma.
“O Pinterest é uma plataforma de descoberta visual. Queremos que os usuários possam se ver nos resultados de busca”, disse Sabrina Ellis, diretora de produto no Pinterest. “É por isso que estamos aproveitando a IA para trazer mais inclusão ao nosso design de produto. As gamas de tipo de corpo aumentam a representação na plataforma e dão aos usuários mais escolha e controle sobre o que veem no Pinterest. Observamos que as pessoas que usam o recurso tiveram uma taxa de engajamento 66% maior por sessão do que quem não usou.”
Plataforma de descoberta visual
IA pesquisa do Pinterest apontou que 70% das mulheres não se veem representadas na grande mídia, a gama de tipo de corpo dá aos usuários a opção de selecionar quais tipos de corpo são apresentados em suas pesquisas por moda feminina e ideias de casamento.
Além disso, a empresa é uma plataforma de descoberta visual e é importante que os usuários se vejam refletidos em seus resultados de pesquisa, especialmente para mulheres e moda. Um dado particularmente interessante divulgado pela empresa é o impacto da tecnologia de tipo de corpo na taxa de engajamento dos usuários. A análise revelou que as pessoas que utilizam essa ferramenta têm uma taxa de engajamento 66% maior por sessão no Pinterest em comparação com aquelas que não a utilizam. Essa descoberta fornece aos usuários ferramentas que lhes permitam refinar e personalizar suas experiências de busca, especialmente quando se trata de temas sensíveis como imagem corporal e moda.
Experiências inclusivas
A pesquisa também mostrou que os usuários do Pinterest querem ver conteúdo diversificado ao refinar a busca com nossas ferramentas inclusivas 3 como gama de tons de pele e tipo de cabelo. Quase meio bilhão de pessoas acessam a plataforma todos os meses para pesquisar, salvar e comprar4, e o Pinterest está focado em criar uma experiência online que reflita sua diversidade de usuários. Desde 2018, o Pinterest é pioneiro na criação de produtos que promovem experiências inclusivas.
Como parte do lançamento, o Pinterest exibirá na página de busca várias marcas que criam peças inclusivas. O conteúdo selecionado destacará marcas como Eloquii, Ganni, Mara Hoffman, Osei-Duro e GIA/irl.
Como usar as gamas de tipo de corpo:
1. Abra o aplicativo do Pinterest.
2. Selecione o ícone de busca.
3. Digite na barra de pesquisa (por exemplo, “looks de outono”).
4. Clique em “Tipos de corpo”, na parte superior dos resultados.
5. Selecione um dos quatro tipos de corpo.
Como salvar a seleção da gama de tipo de corpo no seu dispositivo:
1. Depois que você escolher a mesma gama de tipo de corpo duas vezes, o Pinterest perguntará se a seleção deve ser salva para buscas semelhantes.
2. Selecione “OK” para salvar a seleção no dispositivo.