/
/
Google adiciona Pix à Carteira em parceria com C6 Bank e PicPay

Google adiciona Pix à Carteira em parceria com C6 Bank e PicPay

Funcionalidade permite que usuários façam transações e pagamentos sem a necessidade de sair do aplicativo ou site da loja online, levando conveniência e poder de escolha.

De acordo com os dados mensais do Banco Central, entre 01 e 30 de junho de 2024, os brasileiros fizeram mais de 765 milhões de transações via Pix. Nesse cenário, o Google, em parceria com o C6 Bank e o PicPay, adicionou a forma de pagamento à Carteira do Google. Os clientes das duas instituições financeiras serão os primeiros a ter o recurso disponível, que posteriormente poderá ser expandido a outros bancos.

“Ao longo do ano passado, acompanhamos, junto com o Open Finance, todas as especificações técnicas de como essa experiência deveria acontecer para garantir que fosse uma experiência fluida e fácil para o usuário, mas também muito segura”, comenta Elisa Joia, head de operações de pagamentos do Google para América Latina. “No início deste ano, começamos a fazer alguns testes com os nossos parceiros de lançamentos, o C6 e o PicPay, para apresentar para vocês estamos lançando, que é a possibilidade de poder fazer pagamentos via Pix diretamente da Carteira do Google”.

As transações serão feitas via chave Pix, copia e cola (em casos de compra on-line) ou por leitura de QRCode. O Google adicionou algumas complementaridades, como a possibilidade de gerenciar contas diferentes. Uma vez vinculada à conta, a opção do Pix aparecerá automaticamente na Carteira do Google na tela inicial. Além disso, uma das praticidades é poder fazer pagamentos via Pix durante compras pelo e-commerce sem a necessidade de sair do aplicativo ou site da loja digital.

Conveniência e escolha

Para chegar ao ponto do pagamento o usuário terá que passar por duas etapas. A primeira será de verificação das entidades, que acontecerá apenas uma vez. Esse requisito é regulatório para coletar informações do usuário e verificar se ele está apto a usar o Pix na Carteira do Google. Em seguida, o consumidor escolherá quais contas serão vinculadas, de acordo com as instituições disponíveis.

“Nós vemos duas propostas de valor para o usuário, e a primeira é conveniência. Quando criamos essa possibilidade de ter o Pix como forma de pagamento, criamos genuinamente uma carteira que é 100% digital”, pontua a executiva.

Além do pagamento com Pix, a Carteira do Google oferece a possibilidade de armazenar e utilizar uma ampla gama de itens digitais, incluindo fazer pagamentos com cartões de crédito e débito e levar cartões de embarque, ingressos para eventos, chaves de carro, cartões de fidelidade, carteiras de estudante e cartões de vacinação.

“A segunda proposta de valor é o poder de escolha. Não só o consumidor tem acesso a uma carteira 100% digital, como também tem mais liberdade e mais rapidez em sua escolha, consolidando todas as contas em um método só”, acrescenta Elisa.

Para que as transações via Pix na Carteira do Google aconteçam de forma segura, foram implantadas algumas medidas. Por exemplo: para que seja feita a vinculação de contas, o usuário terá um processo extenso de verificação, além de garantir que também disponha do aplicativo da instituição financeira em seu aparelho. Além disso, existem alternativas ágeis para caso o celular seja roubado. Uma delas é retirada da Conta Google do celular, que faz com que todas as informações que estão dentro da carteira sejam removidas.

“Participar do Open Finance também é um balizador de segurança. Estamos seguindo as especificações técnicas de segurança, de autenticação e de criptografia que foram validadas pela indústria. Isso vai refletir no usuário de alguma forma. Toda transação tem que passar por uma autenticação de aparelho, além de um back-end que a instituição financeira poderá revisar”, frisa.

Parceria do Google com C6 Bank e PicPay

O C6 Bank e o PicPay são as primeiras instituições parceiras do Google a disponibilizar o Pix na Carteira do Google aos seus clientes. A nova funcionalidade começa a ser liberada para um grupo de clientes das empresas nesta terça-feira e, aos poucos, todos terão acesso ao recurso.

“O Pix já é o meio de pagamento mais usado no país. Oferecer a possibilidade de vincular o Pix à Carteira do Google é parte da nossa missão de facilitar a vida financeira dos nossos clientes, com uma entrega cada vez mais completa”, diz Maxnaun Gutierrez, head de produtos de pessoa física do C6 Bank.

“O Pix é central na estratégia do PicPay e no dia a dia dos clientes. É uma grande porta de entrada para o ecossistema e um dos produtos cuja utilização mais cresce a cada mês”, destaca Pedro Romero, diretor de Wallet & Banking do PicPay. “Construir essa parceria com o Google vai deixar esses pagamentos ainda mais rápidos e seguros”.

A expectativa do Google é expandir a funcionalidade para outras instituições parceiras no futuro. Assim, com mais bancos habilitados para oferecer a solução do Pix, é possível que os usuários da Carteira do Google possam consolidar todos os seus pagamentos em um só lugar, reforçando a proposta de valor de praticidade e poder de escolha do usuário.

*Foto: Primakov / Shutterstock.com.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]