Pesquisar
Close this search box.
/
/
/
Tecnologia apoia a inclusão de pessoas surdas nas empresas

Tecnologia apoia a inclusão de pessoas surdas nas empresas

Plataforma do ICOM oferece tradução simultânea de Libras, a língua brasileira de sinais, e está sendo implementada por empresas para garantir a inclusão dentro das equipes

A pluralidade dentro das equipes de trabalho propicia um ambiente rico e colaborativo, capaz de olhar para cada consumidor e compreender suas necessidades de forma empática e criativa. De acordo com a pesquisa “Diversity Wins” (A Diversidade Vence, em tradução livre para o português), da McKinsey, empresas com diversidade étnica têm rentabilidade 36% maior do que organizações que não dão importância a essa questão.

Agora, imagine os possíveis resultados de empresas que trabalham a inclusão em diferentes frentes – gêneros, social, de pessoas com deficiência, etc. Não à toa, os investimentos em diversidade tem sido cada vez maiores, e a tecnologia tem impulsionado isso. Como é o caso do ICOM, uma plataforma que oferece tradução simultânea de Libras, a língua brasileira de sinais, e está proporcionando uma melhor integração de pessoas surdas dentro das equipes de trabalho.

No Brasil, segundo dados do IBGE, 10 milhões de pessoas apresentam alguma deficiência auditiva, sendo 2,7 milhões a surdez profunda. Elas enfrentam sérias barreiras linguísticas e comunicacionais no dia a dia, principalmente pelo fato de a Língua Brasileira de Sinais (Libras) não ser dominada pela maior parte das pessoas ouvintes. Isso se reflete dentro do mercado de trabalho.

Mas, ferramentas que facilitam a comunicação estão mudando essa realidade. É o que conta Lincoln José da Silva Júnior, colaborador surdo da CNH Industrial, empresa que utiliza a plataforma do ICOM no dia a dia: “Passei a pandemia utilizando máscara, como mais dificuldade ainda na comunicação. Agora, estou muito feliz porque os meus colegas e gestores conseguem me entender, e eu consigo entender eles.”

O sentimento é compartilhado por Gislene Gomes de Oliveira, outra colabora surda da empresa. “Ficou mais fácil de entender os processos e do meu líder me entender. Toda sexta-feira eu tentava ensinar palavras novas em Libras para a equipe, para que eles pudessem entender a língua de sinais, mas agora, com a plataforma, estamos muito mais próximos”, conta.

Faz parte da cultura empresarial

Para que a inclusão ocorra de fato, é preciso fazer com que as pessoas se sintam confortáveis em serem quem são e desenvolvam senso de pertencimento. Essa preocupação precisa fazer parte da cultura das empresas – estratégia adotada dentro da Mondeléz.

“Para que o profissional surdo seja verdadeiramente parte do time, atuamos para transformar o nível em nossa cultura, envolvendo todos os colaboradores em nossa cultura de inclusão, com o objetivo de tornar toda a comunicação sem barreiras”, conta coordenador de Projetos na Mondeléz.

Nesse sentido, facilitar a comunicação para pessoas surdas tem sido o caminho para gerar mais oportunidades para elas dentro do mercado de trabalho. “Quando a pessoa surda tem autonomia para acessar uma ferramenta e comunicar-se com os colegas no momento que deseja, ela passa a ter a mesma realidade de pessoas ouvintes, usuárias do português. Assim, deixamos de olhar para ela apenas como uma pessoa com deficiência e conseguimos engajá-la, estimulá-la a participar ativamente do crescimento da empresa”, explica Joanderson Floriano, analista de Customer Success do ICOM.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]