A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS) apontou em outubro que 60% dos empresários do setor estão pessimistas em relação ao ambiente econômico atual e futuro. Os resultados do estudo feito pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) mostraram que somente 12,4% dos supermercadistas estão positivos apesar do cenário desfavorável.
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Segundo Rodrigo Mariano, gerente do departamento de Economia e Pesquisa da APAS, todos os itens pesquisados (inflação, PIB, juros, emprego, vendas, entre outros) apontam baixo ou nenhum grau de otimismo em relação à percepção atual ou à expectativa futura. Deste modo, os resultados continuam apontando um cenário de confiança em níveis baixos, refletindo o momento econômico e político vivenciado atualmente no Brasil.
?A inflação elevada e persistente, aliada ao desempenho fraco da atividade econômica, afeta o otimismo do setor, que apresenta desde meados de 2013 um baixo nível de confiança na economia brasileira?, disse o executivo em nota. De acordo com Mariano, um baixo percentual dos empresários (5,9%) possui a percepção de que a inflação apresente redução no curto prazo.
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Cenário econômico desacelera vendas de Natal
As vendas dos supermercados paulistas para este Natal terão um crescimento nominal de 7% em relação ao ano passado. Apesar do aumento, o número é considerado pela APAS insatisfatório, uma vez que o setor sempre apresentou crescimento expressivo nos últimos anos. ?Embora o cenário seja de desaceleração, entre as demais atividades econômicas o desempenho tenderá a ser superior, até mesmo quando comparado com o desempenho do PIB brasileiro para 2015, que está projetado para uma queda de -2% a -3%?, conclui o gerente da APAS.
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