Quais são os principais motivadores de escolha e comportamento de cada geração quando o assunto é viagem? A Expedia Group realizou uma pesquisa que se debruçou sobre hábitos, influências de viagem e comportamento das gerações X, Y (Millennials), Z e Baby Boomers no Brasil, México e Argentina. A pesquisa virtual coletou respostas em 2018 referentes a viagens ocorridas no último ano.
O estudo demonstra que entre os fatores decisórios estão questões que incluem informações sobre o destino e anúncios promocionais. Alguns números que reforçam a importância da pesquisa no processo de compra: 88% procuram ofertas antes de decidir; 82% afirmam que conteúdos informativos podem influenciar em suas escolhas; 70% acreditam que anúncios podem influenciar em suas tomadas de decisão.
Baby Boomers
O levantamento mostra que os Baby Boomers – geração que corresponde aos que já passaram dos 56 anos e possuem o maior poder de compra entre os grupos -, não estão necessariamente preocupados com custos na hora de viajar. Esses são os viajantes que mais fazem viagens para o exterior, com 39% dos destinos fora do país.
Para 22% dos respondentes desta geração, o orçamento não era um fator determinante para a escolha do destino, sendo que as viagens costumam ter uma média de 11,7 dias. Trata-se da geração menos influenciada pelas redes sociais para definir o roteiro de viagem, embora sejam os que mais considerem anúncios que possuem avaliações ou conteúdos informativos.
Geração X
Com idade entre 36 e 55 anos, essa geração opta por viagens que fujam da atmosfera das grandes cidades, de modo que 58% dos entrevistados geralmente optam por praias, cruzeiros e resorts, que oferecem pacotes com todos os custos inclusos. Trata-se do grupo que mais realiza viagens com automóvel. Na contramão dos Baby Boomers, essa geração se preocupa com o orçamento das viagens, de maneira que 62% optam pelas melhores ofertas na hora de escolher o destino.
Millennials
Assim como a geração anterior, os Millennials também preferem opções com todos os custos inclusos e lideram a escolha por esta modalidade, com 62%. Em uma fase da vida que corresponde à transição de um perfil adolescente para uma vida com muitas responsabilidades, essa é a geração que mais faz viagens. Eles viajam, em média, 5,5 vezes por ano. Embora também sejam preocupados com a questão financeira, 43% deles indicam que nem sempre a melhor oferta é a melhor opção de destino.
Por viajarem mais, eles são os mais indecisos, também, na hora de escolher. 58% dos respondentes com idade entre 24 e 35 anos afirmaram que ficam indecisos na escolha entre 2 ou até mais destinos antes de confirmar a compra. Nessa hora, as plataformas de viagem funcionam como bom consultor de escolha, sendo o grupo mais influenciado por esse tipo de ferramenta.
Geração Z
Nascidos na virada do século, essa geração apresenta preferência por explorar o próprio país antes de conhecer terras estrangeiras, por exemplo. É o grupo que explora ambientes ao ar livre e segue uma lista de desejos. Também é a geração que mais utiliza ônibus como meio de transporte. Para 58% deles, viagens com o objetivo de relaxar estão estão no topo da lista, seguidas por visitar familiares (46%), Passeios Turísticos (38%) e Diversão em Família (34%).