?O relacionamento 2.0 é importante para manter o seguidor que se identifica com a marca e para conter crises ou atender reclamações. 64% dos participantes acompanharam as atualizações das páginas que seguiam em 2014, sendo que 58,4% disseram acompanhar sempre ou quase sempre o feed de notícias das marcas prediletas. É uma forma de marketing e propaganda direta com seu consumidor? afirma Alessandro Lima, CEO da E.life, líder em mídia gerada pelo consumidor e interações nas redes sociais e que realiza o estudo ?Hábitos e Comportamentos? já há quatro anos.
A interação dos internautas com produtos e serviços está cada vez mais virtual. Além de pesquisar produtos, empresas e marcas, os entrevistados também verificam as opiniões de pessoas que já adquiriram o produto antes de comprar.

As redes sociais passam para a terceira colocação como canal de relacionamento com o consumidor. Em 2013, elas ocupavam o 4º lugar. Rapidez e simplicidade são as principais razões que motivam o internauta a utilizar as mídias sociais como SAC.
O Facebook continua como rede social mais acessada no país, incluindo faixas etárias acima de 40 anos, classes D e E e locais de acesso tardio, como a região Norte.
As redes sociais que mais atraíram a atenção dos jovens de até 19 anos foram Instagram, Tumblr e Youtube. Para a faixa etária entre 20 e 40 anos foram Instagram e Twitter, enquanto os que têm mais de 40 anos preferem o Google+.
O Tumblr e o Instagram foram as redes com maior número de novos usuários. O Instagram que em 2013 foi a rede social com maior número de novos cadastros (20,5%). Esse aumento no número de usuários sinalizava o resultado de 2014, em que a rede ocupou o terceiro lugar na preferência dos internautas, além de obter o maior crescimento em utilização.
O conteúdo em vídeo está cada vez mais presente no dia-a-dia dos internautas, por meio de plataformas como Netflix, Youtube, Vimeo e TVs, e seu consumo se compara ao da TV. O principal motivo para assistir Netflix e similares está relacionado à flexibilidade de horários e à comodidade. Já para o Youtube e similares, o público valoriza o bom leque de conteúdo, possibilidade de assistir a apenas um trecho do vídeo e ter acesso a conteúdos antigos ? neste caso para entrevistados acima de 40 anos.
Por meio da TV, o internauta tem acesso a conteúdos específicos e em primeira mão, além de poder zapear em busca de algo que capte sua atenção.
A pesquisa foi feita no período de setembro a dezembro de 2014, por meio de questionários aplicados online e respondidos por 1059 usuários, que podiam apontar o relacionamento com as marcas nas redes sociais.





